Redes de dormir são tema da Mostra Brasil Tupi no DW!19
Com curadoria de Lilian Pacce, a exposição exibe 20 modelos originais criados por artistas e designers
É difícil pensar em alguma peça para a casa que seja mais tipicamente brasileira do que a rede. Ela faz, inclusive, parte do primeiro documento oficial brasileiro: Pero Vaz de Caminha relata o uso que a população indígena fazia das tramas na época da chegada dos portugueses. Hoje, a peça está em lares por toda a extensão do território nacional e vem sendo celebrada por grandes nomes do design por meio de releituras e homenagens.
Para a Mostra Brasil Tupi, organizada pelo Brazil S/A, no DW! a curadora Lilian Pacce reuniu um time transdisciplinar para personalizar redes de dormir. São eles: os artistas Alê Jordão e David Lee, os estilistas Dudu Bertholini, João Pimenta e Patricia Bonaldi, o cantor Falcão, a chef Morena Leite, os arquitetos Sig Bergamin e Ugo di Pace, o florista e decorador Vic Meirelles, o cabeleireiro Wanderley Nunes, a atriz Gloria Pires e os designers Henrique Steyer, Ines Schertel, Jader Almeida, Léo Capote, Paulo Alves, Ronald Sasson, Sergio J. Matos, Fernando Motta e o Estúdio Mula Preta.
Como a característica principal da rede é se espalhar, o visitante da Semana de Design vai poder conferir os modelos, de 18 a 25 de agosto, por vários endereços da Alameda Gabriel Monteiro da Silva, como a Florense, Interbagno, Saccaro, Studio 689 – Ugo di Pacce, Tidelli e USE Gallery – Wanderley Nunes.
As redes personalizadas pelos artistas foram fornecidas Central de Artesanato do Ceará (CeArt) e produzidas por artesãos do município de Mucambo.
Mostra Brasil Tupi
Quando: de 18 a 25 agosto
Onde: Alameda Gabriel Monteiro da Silva (Florense, Interbagno, Saccaro, Studio 689, Tidelli e USE Gallery – Wanderley Nunes)