Casa Created with Sketch.

Por trás dos contêineres do Janelas CASACOR São Paulo

A Expo Construção Offsite é uma das marcas que forneceu a estrutura para os ambientes da exposição que se espalha pela cidade

A Casa Conectada LG, do escritório Suíte Arquitetos, emoldurou parte do contêiner com vidro, trazendo a abundância de luz natural para o espaço

A Casa Conectada LG, do escritório Suíte Arquitetos, emoldurou parte do contêiner com vidro, trazendo a abundância de luz natural para o espaço (Salvador Cordaro/Casa.com.br)

Em 2020 vimos o mundo mudar. Comportamento, estilo de vida, modelos de negócio e muitas outras vertentes tomaram novas tratamento neste ano, devido à pandemia do Covid-19. E com a CASACOR, maior mostra de arquitetura e decoração das Américas, não poderia ser diferente. A marca inova mais uma vez e apresenta a exposição Janelas CASACOR , um projeto que revela o futuro do morar.

Tratam-se de vitrines and contêineres espalhados pelo Brasil, que promovem reflexões e soluções sobre a casa no pós-pandemia, sob a ótica do elenco de profissionais. A proposta da CASACOR faz com que arquitetos e designers de interiores reflitam sobre o que mudou nas nossas vidas e lares diante desse cenário.

O projeto Simplicidade, de Brunete Fraccaroli, prova que um ambiente totalmente branco pode trazer muita personalidade

O projeto Simplicidade, de Brunete Fraccaroli, prova que um ambiente totalmente branco pode trazer muita personalidade (Leka Mendes/Casa.com.br)

Para colocar o projeto em prática, foi necessário contar com marcas parceiras que se alinham aos princípios da mostra. É o caso da Expo Construção Offsite (ECOS), que está por trás de um evento dedicado ao mercado de construção modular offsite, responsável pelo maior encontro de empresas das indústrias desse ramo.

A Expo Construção Offsite existe desde 2017 e foi idealizada pelo arquiteto Marcos Bueno, a partir da curiosidade sobre um consumo dos contêineres que não tinha mais uso para transporte entre portos. Com mais de 20 anos de experiência no universo corporativo, Bueno notou a oportunidade de criar um evento de negócios dedicado exclusivamente ao mercado de transformação de contêineres em módulos habitáveis.

O “Estúdio R2M”, de Roberto Migotto e Rick Minelli utilizam materiais para tornar a exposição ainda mais aconchegante. A madeira nas paredes do contêiner é apenas um dos destaques do projeto

O “Estúdio R2M”, de Roberto Migotto e Rick Minelli utilizam materiais para tornar a exposição ainda mais aconchegante. A madeira nas paredes do contêiner é apenas um dos destaques do projeto (Salvador Cordaro/Casa.com.br)

A primeira edição do evento ocorreu dois anos depois, em 2019, e atraiu diversos segmentos do mercado offsite – uma forma de construção sustentável e de baixo custo, criada através de sistemas construtivos de forma industrial, em ambiente controlado. Isso permite gerar menor desperdício de insumos, além de construções em tempos menores.

O público alvo do evento normalmente está em busca de alternativas de promoção e sustentabilidade para a criação de casas e negócios – este que ainda tem a vantagem de ser deslocado para qualquer lugar. 

Em 2020, assim como a maior mostra de arquitetura, decoração e design das Américas, o evento da Expo Construção Offsite não poderia ser realizado presencialmente. E foi nesse cenário que se iniciou uma parceria entre CASACOR e a ECOS. Ao lado da marca, Bueno e sua equipe contribuíram para tornar a realidade o Janelas CASACOR, edição São Paulo.

O projeto de Fau + D Mackenzie Acolhe e Rodrigo Mindlin Loeb propõe uma cozinha comunitária em um estacionamento de sacolão do bairro da Brasilândia. O espaço é totalmente funcional e mostra na prática, como é o dia a dia de um contêiner usado para moradia

O projeto de Fau + D Mackenzie Acolhe e Rodrigo Mindlin Loeb propõe uma cozinha comunitária em um estacionamento de sacolão do bairro da Brasilândia. O espaço é totalmente funcional e mostra na prática, como é o dia a dia de um contêiner usado para moradia (divulgação/Casa.com.br)

A exposição, espalhada pelas ruas da capital paulista, utiliza contêineres marítimos e módulos habitacionais para abrigar os projetos que são resultados do olhar do elenco de profissionais sobre o futuro do morar. A ECOS foi responsável, ainda, por encontrar empresas fornecedoras de contêineres e módulos para construir das estruturas.

Em São Paulo, uma lista das 19 Janelas com contêineres da ECOS pode ser conferida aqui . As fotos revelam o quão versáteis podem ser os contêineres e com quanta facilidade podem transformar sonhos, visões e ideais em um modelo de vida possível e novo.

Este conteúdo foi oferecido por Expo Construção Offsite .

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.