Casa Created with Sketch.

Paulista Cultural une museus e instituições com programação especial em SP

O evento promove um intercâmbio de atividades entre a Casa das Rosas, o Centro Cultural Fiesp, o IMS, o Itaú Cultural, a JAPAN HOUSE, o MASP e o Sesc

Paulista Cultural

 (Divulgação/Casa.com.br)

Sucesso de público, com mais de 40 mil visitantes em 2018, o Paulista Cultural volta a São Paulo para a sua segunda edição, que ocorre no domingo, dia 28 de abril.

Inspirado no Museum Mile, que reúne os museus da 5th Avenue de NY, o evento promove uma imersão cultural em diversos endereços da Avenida Paulista, com atividades relacionadas ao teatro, música, artes visuais, dança, literatura, fotografia, gastronomia e cinema.

Neste ano, as seis instituições de 2018 retornaram – Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, Instituto Moreira Salles, Itaú Cultural, JAPAN HOUSE e MASP -, com a adição do Sesc Avenida Paulista.

Além dessas, outras 13 instituições parceiras (seis são novas) também participarão: CINEARTE Condomínio Conjunto Nacional, Espaço Cultural Conjunto Nacional, Espaço Itaú de Cinema, Instituto Cervantes, Livraria Cultura, Associação Paulista Viva, Teatro Gazeta, Centro Cultural São Paulo, Cidade Matarazzo, Blooks Livraria, Museu do Futebol, Reserva Cultural e Blue Note SP.

A programação funciona da seguinte forma: entre às 10h e 22h, cada um dos endereços principais vai receber atividades de outro. Todas as atividades são gratuitas, mas algumas requerem agendamento prévio.

Confira:

 (Eduardo Ortega/Divulgação)

Intercâmbios culturais

O Centro Cultural Fiesp terá uma mostra de animes organizada pela JAPAN HOUSE em parceria com a Fundação Japão. Guerra de Verão, A Garota que Saltou no Tempo e 5 Centímetros por Segundo serão exibidos às 11h, 14h e 19h, respectivamente. A reserva de ingressos é feita pelo site da Fiesp.

Na Casa das Rosas, a musicista Giovanna Puerto Carlin ministrará uma oficina de criação de instrumentos musicais para crianças de 3-6 anos. A oficina está relacionada com a exposição Solfejo, do artista Felippe Moraes, em cartaz no Centro Cultural Fiesp.

O coletivo Desde que o Samba é Sampa apresentará a Roda Samba Escritos no Sesc Avenida Paulista. A roda de samba Massembas de Ialodês fará uma intervenção musical simultânea. O intercâmbio é feito pela Casa das Rosas.

O espaço do Instituto Moreira Salles será tomado pelo JAMZZ, uma improvisação de dança com a participação do público organizada pelo Sesc Avenida Paulista. A inspiração vem do jazz e a trilha sonora incluirá, principalmente, hits dos anos 80 e 90.

No vão livre do MASP, a oficina Luna Córnea – Paisagem e Memória, promovida pelo IMS, criará uma câmera escura itinerante para discutir a produção de imagens e suas relações com a paisagem e a memória na sociedade. As oficinas ocorrerão às 12h, 13h, 14h, 15 e 16h.

O grupo de poesia Slam das Minas fará uma apresentação no Itaú Cultural. O tema segue o eixo temático do MASP para este ano: “Histórias das mulheres, histórias feministas”. Acontecerá às 17h, com interpretação em Libras, e os ingressos serão distribuídos uma hora antes.

O circuito de debates Brechas Urbanas falará, na JAPAN HOUSE, sobre a relação de interdependência entre os espaços culturais e a cidade. Levado pelo Itaú Cultural e com co-curadoria da própria JAPAN HOUSE, o evento contará com a participação dos arquitetos Guilherme Wisnik (brasileiro) e Hiroshi Sambuichi, que é japonês e visita o Brasil pela primeira vez. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes, na recepção da Japan House, e haverá interpretação em Libras.

Ainda na JAPAN HOUSE, os Ciclistas Bonequeiros levarão bicicletas personalizadas como mini teatros. Serão contadas três histórias (cada uma dura cerca de 30 minutos): O circo de pulgas, O camarim do palhaço, e Quando a cidade recebe o circo. Horários: das 14 às 15h30 e das 16 às 17h30.

 (Rogério Cassimiro/Divulgação)

Programação interna

Além do intercâmbio entre as instituições, cada uma preparou uma agenda especial para o Paulista Cultural.

A Casa das Rosas organizou a oficina Ocupando o Quintal: Tarde de Jogos, às 14h, e a Feira de Livros oferecerá descontos de 20% no domingo. Já o Centro Cultural Fiesp terá um show do guitarrista paraense Félix Robatto, além de uma animação especial na Galeria de Arte Digital, na fachada prédio.

No Instituto Moreira Salles, a programação inclui oficina, caminhada fotográfica, sorteio de livros, apresentação musical de Bumba-meu-boi, e exibição da cinebiografia de Sérgio Buarque de Hollanda. O Itaú Cultural contará com um show em homenagem ao músico inglês Nick Drake, às 19h, a mostra Ocupação Gregori Warchavchik, e a exposição Consciência Cibernética [?] Horizonte Quântico. Também haverá intervenções poéticas Do Barro de Manoel, do grupo Teatro de Senhoritas (às 14h, 15h30 e 16h30), e contação de histórias Caminho da Roça, com a Cia. As meninas do Conto, às 15h.

Entre os destaques da JAPAN HOUSE estão uma oficina de Oniguiri, às 11h, com a chef Telma Shiraishi, uma palestra sobre a inovação no design japonês com a especialista Adélia Borges, às 14h, e venda de sorvetes de sabores tradicionais nipônicos – no dia, a Gelato Boutique apresentará um sabor exclusivo batizado em homenagem à instituição.

No MASP, a entrada será gratuita para todos os visitantes. A programação inclui a oficina infantil L.E.V.A. – Laboratório Experimental de Vivências Artísticas, shows de Marcelle Equivocada e Triz, e a oficina de cartazes no estilo lambe-lambe com o coletivo Feminicidade, às 15h e às 17h.

O bloco Afro Ilú Obá de Min apresentará às 17h30, cantos em yorubá e danças da cultura popular no Sesc Avenida Paulista. Na programação, o espetáculo Quem vem de longe, da Cia. As Graças, aulas abertas de pilates (10h30, 12h e 14h), yoga (15h30), reflexologia (10h), maratona de ritmos (14h30), e a intervenção Que lugar é esse?, às 11h.

 (André Hoff/Divulgação)

Vale lembrar que a Avenida Paulista fecha para carros aos domingos até às 18h. Quem quiser aproveitar o evento de bicicleta poderá alugar uma gratuitamente em uma ação do Itaú em parceria com a Tembici.

Confira mais detalhes e a programação completa no Facebook do evento.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s