Casa Created with Sketch.

Faça você mesmo: 4 modelos de máscaras artesanais para se proteger

Artesãs da Círculo S/A ensinam o passo a passo de máscaras de tecido e crochê para quem quer confeccionar o seu próprio modelo ou vender

 (Divulgação/Casa.com.br)

Cada vez mais cidades aderem à obrigatoriedade do uso de máscaras como item de proteção para evitar a proliferação da Covid-19 para quem necessita sair de casa. O Ministério da Saúde orienta que a população use máscaras caseiras, que podem ser feitas de forma artesanal, pois as hospitalares, que estão escassas no mundo todo, devem ser destinadas somente aos profissionais que atuam na linha de frente no combate ao Coronavírus.

As máscaras feitas à mão são de uso individual, precisam ter dupla camada de tecido (algodão, tricoline ou TNT) e devem cobrir muito bem o nariz e a boca, sem espaços nas laterais. Vale ressaltar que, somente a máscara não é capaz de evitar a contaminação. Ela é uma medida adicional a todas as outras recomendações já conhecidas: lave as mãos com água e sabão constantemente, passe álcool em gel e evite aglomerações, quando possível.

Para você que está em casa em isolamento e quer aprender algo novo, que tal fazer a sua própria máscara? Ou mesmo se quer ter uma renda extra com a venda dos apetrechos, que tal conferir o passo a passo de quatro modelos de máscaras artesanais que são fáceis, rápidas e eficientes para a proteção?

São opções de crochê e de tecido, feitas à mão e à máquina, para atender a todos os gostos. As dicas são das artesãs parceiras da Círculo S/A:

Máscara de crochê – Pode ser feita com TNT ou tecido – Ateliê Círculo / Simoni Figueiredo

Máscara costura à mão – Ateliê Círculo / Simoni Figueiredo – com tecidos, elásticos de cabelo e costura manual

Máscara de tecido com correntinha em verano – Ateliê Círculo / Karla Barbosa

Máscara de tecido costurada à mão – Ateliê Círculo / Lu Gastal

https://www.instagram.com/tv/B_S0vr0AwXa/?utm_source=ig_embed


Os materiais para a confecção de máscaras artesanais podem ser encontrados em armarinhos e lojas on-line, incluindo os tecidos 100% algodão. Algumas lojas estão realizando o serviço de delivery, verifique se em sua cidade há essa opção. E, lembre-se de higienizar a embalagem da sua encomenda com álcool 70%.

Vale ressaltar que as pessoas devem ter cuidados especiais com as suas máscaras caseiras. Confira:

– O item deve ser lavado pelo próprio indivíduo para manter o autocuidado;

– Se a máscara ficar úmida, tem que ser trocada;

– Pode ser lavada com sabão ou água sanitária, deixando de molho por cerca de 20 minutos;

– Nunca compartilhe a sua máscara, é de uso individual;

– A máscara de pano deve ser trocada a cada duas horas. Por isso, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas unidades;

– Use a máscara quando for sair de casa e leve sempre uma reserva e uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar;

– Evite tocar na máscara tanto ao colocar quanto durante o uso. Manuseie sempre pelo elástico, para evitar a contaminação;

– Armazene suas máscaras em embalagens higienizadas. Pode ser um saquinho plástico mesmo, ou uma bolsinha especial. Nunca as deixe soltas dentro do bolso, de bolsas ou carregue-as na mão;

– Somente a máscara não é capaz de evitar a contaminação pelo coronavírus. Ela é uma medida adicional a todas as outras recomendações já sabidas: lave as mãos com água e sabão constantemente, passe álcool em gel, evite aglomerações e fique em casa, se possível.

O importante é cada um fazer a sua parte e seguir ao máximo os cuidados para que a pandemia seja superada o quanto antes.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.