Casa Created with Sketch.

Celebre a chegada do ano novo chinês com essas decorações!

Veja como deixar a sua casa a caráter para o ano 4719, de acordo com o calendário chinês, regido pelo Boi

 (Ana Harada/Casa.com.br)

Se você é amante da cultura oriental, sabe que no dia 12 de fevereiro começou o 4719º ano, regido pelo Boi. O horóscopo chinês conta com doze signos, representados por animais, e cada ano é regido por um deles. O boi simboliza o trabalho duro, a busca por estabilidade e os frutos do esforço.

O Ano Novo Lunar é muito celebrado na Ásia, sendo um dos mais importantes feriados na China. Este ano, por conta da pandemia, as festas precisam ser mais modestas, no entanto, ainda é possível comemorar a chegada do boi com uma decoração temática.

Cartões de boas-vindas

 (Reprodução/AliExpress/Casa.com.br)

O primeiro passo para deixar sua casa à caráter é um bilhete com votos de sorte na porta para receber o novo ano. De tecido ou de papel, o único requisito é que dê para prender na frente de casa, com fita ou barbante. Uma outra opção também são os adesivos.

Esses pequenos recados servem para desejar boa saúde, riqueza e prosperidade à todos que chegam. A cor vermelha é muito recorrente pois acredita-se que ela afugente os maus espíritos e traga boa fortuna.

Lanternas

Lanternas são outra decoração básica do Ano Novo Chinês e podem ser compradas ou feitas em casa. Famílias com crianças pequenas podem transformar a fabricação de lanternas em um projeto de arte, tudo que você precisa são os suprimentos básicos para artesanato, como papel colorido, tesouras, fios e um pouco de cola.

Enfeites de árvore

 (Reprodução/Casa.com.br)

Como o Natal, o Ano Novo Chinês também tem sua árvore decorada. Porém, ao invés de colocar bolinhas coloridas em pinheiros, a tradição é pendurar enfeites na árvore de salgueiro (uma das plantas da boa sorte). A criação dos enfeites pode ser uma atividade divertida para a família inteira e há diversos designs para se inspirar, como o gato da sorte, cartões com mensagens e, é claro, o boi.

Plantas da sorte

 (Reprodução/Transforme Sua Casa/Casa.com.br)

As plantas são muito presentes durante esta época festiva. Na cultura chinesa existem várias espécies que representam boa sorte. A planta de jade, a planta de dinheiro, as orquídeas “Chuva de Ouro” e as árvores de tangerina ou kumquat trazem muita alegria festiva, sorte e abundância para a casa.

O bambu é outro elemento de decoração popular e também pode ser usado como presente. Mudas de bambu são muito flexíveis e podem ser dobradas e trançadas, formando belos padrões.

Fogos de artifício DIY

 (Reprodução/Casa.com.br)

Não se preocupe, esses fogos de artifício são meramente decorativos! Feitos com barbante, cartolina, tinta e alguns rolos de papel higiênico, esses “fogos” podem acompanhar os cartões de boas vindas ou até mesmo enfeitar alguma parede ou porta.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.