5 ideias de brinquedos DIY para gatos

Essas opções caseiras são um toque de amor e muita diversão

Por Redação Atualizado em 25 jan 2022, 20h24 - Publicado em 26 jan 2022, 19h00
Barkinia/Reprodução

Alô, pais de pets! Quem não aguenta mais comprar brinquedos caros e que duram pouco? Se você gosta de projetos DIY, vai amar estas maneiras criativas e baratas de entreter o seu gato.

Reunimos os melhores brinquedos caseiros, desde a típica bola de lã até um palácio para estes animais super elegantes e independentes. Quer saber mais? Confira a lista abaixo:

1. A popular bola de lã

 

Trendhunter/Reprodução

Apesar de ser muito famosa, esta versão reimaginada não se desfaz e é infundida com erva de gato, para o seu bichinho se divertir ainda mais! Para fazer, separe cola quente, cola para artesanato, a erva seca, fios de lã e bolas de isopor.

Trendhunter/Reprodução

Cole a erva firmemente no interior das bolas e revista com o fio. Cubra a peça inteira de forma sólida e torne o desafio de desembaraçá-las mais difícil.

2. Brinquedo de pena e corda

 

 

ItsOverFlowing/Reprodução

Gostaria de um artesanato mais elegante? Tente fazer penas de feltro com sinos anexados. Siga o seu pet com o objeto que faz barulho e é visualmente atraente!

Materiais

Como fazer

  1. Seguindo os modelos como guias, corte uma pena grande e uma pequena usando dois pedaços de feltro de lã de peso médio e de cores diferentes. Depois, com um ferro quente, pressione um vinco no centro de cada uma.
  2. Adicione uma argola a um sino. Deslize a extremidade de um comprimento de, aproximadamente, 90 cm de cetim através da argola. Amarre o cordão na haste da pena com um nó quadrado. Dê um nó nas duas extremidades do cordão para evitar o desgaste.

3. Transforme uma caixa de latas de bebida em diversão

 

Possui uma caixa de papelão ou engradado de papelão de bebidas? Que tal criar um jogo de bater estilo daqueles de fliperama antigo?! Apenas alguns materiais de artesanato será preciso para criar este brinquedo DIY perfeito.

Materiais

  • Caixa de papelão ou engradado de bebidas
  • Tesoura
  • Estilete
  • Cola ou pistola de cola quente
  • Arame
  • Combinação de penas
  • Fita decorativa ou fita adesiva
  • Rolo de papel toalha

Passo a passo

 

Cuteness/Reprodução

Remova as latas de refrigerante pela parte lateral mais curta. Uma vez vazio, cole novamente a lateral. Usando um estilete ou tesoura, corte uma das partes laterais mais longas.

Veja também

Cuteness/Reprodução

Faça um poste de apoio cortando um tubo de papel toalha ou rolo de papel higiênico na altura da caixa. Aplique cola nas duas extremidades e coloque no centro do objeto, para dar firmeza.

Cuteness/Reprodução

Com o estilete, corte círculos da parte superior da caixa, evitando o poste de suporte.

Cuteness/Reprodução

Hora de fazer seus brinquedos! Pegue o arame e dobre para formar um “L”, com uma das ponta de cerca de 1 cm de comprimento. Você pode enrolar tecidos e feltros em volta para que ele não fique afiado.

Cuteness/Reprodução

Grude as penas na ponta mais curta, que vai ficar para cima. Pronto! Manobre o arame pelos orifícios da caixa para atrair o gatinho!

4. Gato e rato

 

Continua após a publicidade

É o uso perfeito para todas aquelas roupas velhas que não servem mais!

Materiais

  • Tecidos variados (como ternos de lã, camisas de algodão e veludo)
  • Ferro
  • Tecido fusível
  • Máquina de costura e material de costura
  • Passador de cordão
  • Enchimento
  • Fio para bordar
  • Agulha de bordado
  • Modelo

Como criar

 

Reprodução/Martha Stewart

Imprima as peças do molde e recorte. Usando o molde como guia, corte 1 peça de baixo e 1 peça lateral do mesmo tecido ou de outro tecido. Vire o molde e corte outra peça lateral. Para a cauda, ​​corte uma tira de 2,5 por 10,1 cm no viés.

Para as orelhas, cole 2 tecidos diferentes usando ferro e fita fusível, seguindo as instruções do fabricante. Usando o molde, corte as orelhas do tecido fundido.

Reprodução/Martha Stewart

Dobre a cauda ao meio longitudinalmente, com os lados direitos voltados, ponto com uma margem de costura de 0,6 cm, deixando as extremidades abertas. Vire a cauda para o lado direito usando o passador de cordão. Junte as peças do corpo, com os lados direitos virados – com uma margem de costura de 0,6 cm, deixando uma abertura de 2,5 cm na parte de trás.

Vire o corpo para o lado direito e recheie com o enchimento. Insira a cauda na abertura, ponto deslizante fechado. Dê um nó no final da cauda. Para finalizar, dobre as orelhas ao meio e prenda ao corpo com pequenos pontos à mão. Marque o posicionamento dos olhos com alfinetes e depois borde os olhos e o nariz usando o pesponto.

5. Palácio de papelão para gatos

 

Que tal construir a melhor casa de papelão para gatos? Você também pode adicionar caixas extras para mais cômodos. Como eles adoram escalar alturas altas, mirar a vista e reclinar para uma soneca sem serem perturbados, quanto mais andares o palácio tiver, melhor será para eles.

Johnny Miller/Reprodução

Ferramentas e materiais

  • Caixas de papelão resistentes do mesmo tamanho (indicado algo em torno de 30,4×35,5×45,7)
  • Molde de porta e janela
  • Régua
  • Lápis
  • Ferramenta de vinco
  • Lâmina de barbear retrátil ou faca
  • Mesa de corte
  • Pistola de cola quente
  • Bastões de cola

Como fazer

 

Johnny Miller/Reprodução

Para iniciar, baixe, imprima e corte os modelos de portas e janelas. Posicione as peças em uma caixa conforme desejado, usando uma régua para posicionamento. Trace os moldes na caixa com um lápis.

Deslize uma mesa de corte para dentro da caixa e coloque-o atrás das janelas enquanto corta os vidros. Mova o tapete para atrás da porta e corte a borda superior curvada, a borda inferior plana e para baixo no centro. Dobre para fora ao longo dos lados retos. Repita o traçado e o corte na segunda caixa, usando apenas o modelo da janela.

Johnny Miller/Reprodução

Monte o fundo da primeira caixa (a que tem a porta): dobre duas abas opostas, cubra-as generosamente com cola quente e dobre as duas abas restantes sobre elas. Segure as abas no lugar até que a cola esteja firme.

Na extremidade aberta da caixa, corte a aba de cada lado comprido. Corte metade da aba de um lado curto, como na foto, e dobre-a. Prenda as abas nas laterais da caixa com uma linha de cola quente.

Johnny Miller/Reprodução

Comece a fazer o telhado: na extremidade superior da segunda caixa, use uma régua e um lápis para desenhar uma linha do centro superior de uma aba curta até um canto inferior. Trace uma segunda linha do centro superior para o outro canto inferior. Repita na aba do lado curto oposto.

Corte uma aba do lado comprido e outra ao longo da linha de lápis para conseguir uma forma de triângulo de uma aba curta – dobre a segunda linha. Repita na segunda aba do lado curto, cortando ao longo de uma linha e dobrando a outra.

Johnny Miller/Reprodução

Corte as abas do lado comprido do fundo da segunda caixa. Corte uma aba curta para que, quando a caixa for montada e empilhada na caixa inferior, os furos fiquem alinhados. Prenda as abas na lateral com cola quente.

Cubra a parte superior da caixa inferior com uma camada generosa de cola quente. Posicione a parte inferior da caixa superior sobre ela e segure no lugar até que a cola esteja firme. Use uma das abas laterais curtas reservadas e cubra um lado com uma camada generosa de cola quente. Coloque-o, com o lado colado para baixo no “piso” da caixa superior para reforço.

Johnny Miller/Reprodução

Corte a peça do telhado (53,9 cm por 1,16 m) da terceira caixa com um vinco no centro quando dobrado de ponta a ponta. Para prender o telhado, dobre ao longo das linhas marcadas nas abas laterais curtas na parte superior da casa. Cole a aba longa nos triângulos dobrados dos lados curtos.

Cubra as peças dobradas com cola quente e posicione o telhado sobre elas. Segure no lugar até que a cola esteja firme. Não cole o outro lado do telhado fechado. Seu gato vai gostar de espiar por baixo dele.

*Via World’s Best Cat Litter

Continua após a publicidade

Publicidade