Casa Created with Sketch.

Smartwatch com leitura em braile é lançado para pessoas cegas

Projetado pela startup coreana Dot, o relógio funciona a partir do movimento de subida e descida de pinos em sua tela

 (Divulgação/Casa.com.br)

Buscando ser o mais acessível possível e expandir o seu público consumidor, a startup coreana Dot Watch lançou um relógio cuja leitura é feita em braile – ou seja, pensado também para deficientes visuais.

Com 36 pinos distribuídos na tela que descem e sobem para formar novas palavras, a invenção é conectada ao smartphone via bluetooth e traduz de forma simultânea a informação para o braile, além de vibrar ao receber notificações.

 (Divulgação/Casa.com.br)

Além de marcar a hora, o relógio se sincroniza com os apps do celular e garante possibilidades infinitas – já que sua interface é aberta, qualquer pessoa pode desenvolver conteúdo para o Dot.

Outro ponto positivo é que, apesar do consumo de energia causado pelo movimento de subida e descida dos pinos, os desenvolvedores do Dot Watch afirmam que ele pode suportar 10 horas de uso constante após uma carga completa – na média, os usuários terão que recarregar o relógio a cada cinco dias.

 (Divulgação/Casa.com.br)

A novidade já começou a ser distribuída àqueles que colaboraram em sua campanha de financiamento e se espera que ela seja comercializada em breve.

Uma vez que as ferramentas atuais para pessoas de visão deficiente se limitam a sinais sonoros e leitura com voz, o DOT se configura como uma alternativa conveniente – principalmente se o usuário vier a perder seus fones de ouvido ou não se sentir confortável para usar as funções de voz de seu smartphone em público.

Ambiciosa, a empresa coreana deseja levar a ideia para outros dispositivos presentes à rotina das pessoas, como fornos de micro-ondas, caixas eletrônicos e painéis informativos em aeroportos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s