Salone del Mobile.Milano lança o Salone Raritas, espaço dedicado ao design colecionável e às edições limitadas
Novo espaço estreia em 2026 e aproxima o design colecionável do mercado profissional, unindo galerias, arquitetos e grandes projetos internacionais
O Salone del Mobile.Milano anuncia um novo e emblemático projeto: o Salone Raritas, espaço expositivo dedicado ao design autoral em edições limitadas, peças únicas, antiguidades e artesanato fino. A novidade fará sua estreia nos pavilhões 9 e 11 da 64ª edição da feira, que será realizada entre os dias 21 e 26 de abril de 2026, na Fiera Milano, em Rho.
Apresentado oficialmente em Londres, o Salone Raritas nasce como uma plataforma de encontro entre galerias de excelência e o mercado profissional do design, reunindo arquitetos, designers de interiores, incorporadores e profissionais do setor de hospitalidade e projetos corporativos. A proposta é aproximar o universo do design colecionável das grandes encomendas contemporâneas, criando novas oportunidades de diálogo e de negócios.
“O Salone Raritas será uma plataforma curatorial com forte consciência de mercado, capaz de captar a crescente demanda por peças raras e icônicas por parte de arquitetos, incorporadores, marcas e investidores, que reconhecem esse tipo de design como um ativo estratégico de identidade e visão. Num momento em que o mundo profissional valoriza unicidade, conteúdo e qualidade, o Salone Raritas interpreta plenamente o papel do Salone como ativador de conexões, visões e linguagens internacionais”, afirma Maria Porro, presidente do Salone del Mobile.Milano.
Para ela, o projeto está alinhado à história do Salone, mas também abre um novo capítulo ao destacar peças únicas e edições limitadas no coração da feira. “É um novo canal de diálogo direto com o universo B2B e de contratos corporativos, criando uma plataforma desenhada para atender às necessidades de um público profissional que valoriza profundamente a qualidade, a identidade e o valor cultural dos projetos”, completa.
Curado por Annalisa Rosso, diretora editorial e consultora de eventos culturais do Salone, e com projeto expositivo assinado pela dupla Formafantasma, o novo espaço foi concebido como uma “lanterna arquitetônica”: um ambiente permeável e materialmente marcante, pensado para valorizar cada peça sem sobrecarregar o conjunto. Nele, as galerias participantes terão liberdade para expressar sua identidade dentro de um layout com paleta de cores e materiais predefinidos.
“Trabalhamos para construir um novo ecossistema de design, cultural e comercial, que representa uma oportunidade concreta e valiosa para expositores e visitantes, gerando novas conexões e oportunidades de mercado. O Salone Raritas inaugura um novo capítulo para o design colecionável, que evolui e amplia suas características e possibilidades, criando canais de comunicação entre universos que, até pouco tempo atrás, pareciam distantes, permitindo que muitos deles se encontrem pela primeira vez. Dessa forma, o Salone reafirma seu papel como instituição capaz de gerar relações, perspectivas e novas formas de crescimento compartilhado”, completa Annalisa.
Kitnet de 33m² ganha área de serviço e cozinha integrada à sala após reforma
Como desentupir vaso sanitário: 7 formas de resolver o problema
Reforma de apartamento reforça a integração dos espaços para a família
7 jeitos caseiros de desentupir a pia da cozinha





