Casa Created with Sketch.

Ruy Ohtake assina coleção de cubas inspirada nas formas da natureza

As peças, desenvolvidas com exclusividade para a Roca, são produzidas com tecnologia que permite criar bordas ultrafinas

 (divulgação/Casa.com.br)

O renomado arquiteto Ruy Ohtake usou seu traço elegante e criativo para criar, pela primeira vez, uma linha de cubas para banheiros. Também foi a estreia da Roca em lançar uma coleção de produtos desenhada por um profissional brasileiro, a Ruy Ohtake by Roca

Desse encontro feliz, nasceram quatro modelos de cubas, com desenho inspirado nas formas orgânicas, tão marcantes no trabalho de Ruy, que remetem às curvas das ondas do mar, à linha sempre mutável do horizonte e, segundo o arquiteto, em um elemento que resume a forma mais pura de design, o ovo.

 (divulgação/Casa.com.br)

“Eu parti da ideia de um ovo, por ser um elemento da natureza de qualidade excepcional. A rigidez e a dureza da casca, mesmo fina, é uma coisa impressionante. Aí eu pensei: vou colocar esse desafio também para a Roca fazer uma cuba o mais fina possível”, revela. 

O desafio foi aceito prontamente, já que a Roca conta com a tecnologia Fineceramic®, usada nesse projeto para evidenciar o desenho curvo e criar bordas ultrafinas, de apenas 3 milímetros de espessura. A versatilidade do material permitiu um design leve, com precisão nos detalhes criados por Ruy, além de garantir mais durabilidade à peça por ser 30% mais resistente do que as cerâmicas tradicionais. 

 

Assim, a tecnologia exclusiva da Roca deu ao arquiteto liberdade para criar o que quisesse. E, como foi a primeira vez que ele desenhou cubas, partiu de uma reflexão sobre o uso da peça em nosso dia a dia. “A cuba serve para recolher a água. A relação da água com a borda da cuba é bonita e muito importante e a borda que eu projetei é ondulada. Conforme vai enchendo de água, o contorno da borda fica mais evidente, o que sobra de espaço é a ondulação. Esse desenho é igual ao horizonte do mar. Lembra o movimento da água, do mar, dos elementos da natureza. Então, decidi unir a emoção ao imprevisível”, explica Ruy.

Outro detalhe marcante da coleção é o acabamento matte, que traz muita personalidade e sofisticação aos banheiros. São cinco cores disponíveis nessa versão — ônix, grafitto, perla, beige, branco matte e café – e a opção branco brilho. 

Cuba de apoio

Cuba de apoio (divulgação/Casa.com.br)

Quanto aos formatos, Ruy desenhou uma cuba oval de apoio, com ar escultural, além de mais três modelos, sendo uma de sobrepor e mais duas de apoio. Todas elas seguem o mesmo estilo do traço orgânico desenvolvido pelo arquiteto.

Cuba de sobrepor

Cuba de sobrepor (divulgação/Casa.com.br)

 

Cuba de apoio

Cuba de apoio (divulgação/Casa.com.br)

 

Cuba de apoio

Cuba de apoio (divulgação/Casa.com.br)

Líder mundial em soluções completas para salas de banho, a Roca iniciou em 2018 uma série de parcerias com arquitetos e designers nacionais. Essa iniciativa reflete o desejo da empresa de se conectar cada vez mais com a cultura do país e valorizar o talento dos nossos profissionais, que, como Ruy, sabem traduzir como ninguém o estilo de viver dos brasileiros.  

 

Reconhecimento internacional

Não demorou muito para que essa união de saberes e talentos fosse reconhecida. Em 2019, a coleção Ruy Ohtake by Roca conquistou duas vitórias em prêmios internacionais ao ganhar o International Design Awards (IDA) e o Red Dot Awards: Best of the Best.

 (divulgação/Casa.com.br)

Concedido pelo Design Zentrum Nordrhein Westfalen, na Alemanha, o Red Dot Awards é uma das premiações mais respeitadas no mundo. A cuba oval, da Roca, venceu na principal categoria, a Red Dot: Best of the Best. As linhas orgânicas e o design atemporal criado por Ruy foram, então, reconhecidos como o melhor design inovador da categoria, onde concorreram grandes marcas.

“Comemoramos com muita alegria a conquista do prêmio máximo que recebemos do Red Dot Awards, reconhecido com um dos mais conceituados do mundo no que se refere ao design. Compartilhei a condecoração com toda equipe de desenvolvimento de produtos e, mais uma vez destaco nosso agradecimento ao arquiteto Ruy Ohtake, que acreditou em nossa parceria para produzir o resultado de sua experiência com os traços em curvas e a arte que marca sua carreira na arquitetura e no design. O prêmio, sem dúvida, eleva o trabalho que realizamos no Brasil e em nível mundial”, afirma Sérgio Melfi, Diretor Comercial & Marketing. 

 

Este conteúdo foi oferecido por Roca.

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.