Passado e futuro dialogam durante a Semana de Design de Amã 2019

Durante 9 dias, os eventos buscam tratar da história jordaniana ao mesmo tempo em que propõe inovações para o futuro

Por Yara Guerra Atualizado em 17 fev 2020, 15h51 - Publicado em 12 set 2019, 16h58
A Hangar Exhibition em 2017 Divulgação/Casa.com.br

Celebrando a criatividade, a Semana de Design de Amã 2019 busca explorar a história da Jordânia junto a inovações para o futuro do Oriente Médio. Construído sobre o sucesso dos anos anteriores, o evento espera mais de 100.000 visitantes em toda a sua variedade de exposições, palestras e performances exclusivas.

De 4 a 12 de outubro, na capital da Jordânia, todos estes displays focados no design expõem o trabalho de criadores locais e internacionais e recebem, também, convidados globais. Confira abaixo cinco eventos imperdíveis incluídos na programação:

The Hangar Exhibition

O exterior do hangar em 2017. Divulgação/Casa.com.br

Com curadoria de Noura Al Sayeh Holtrop, a Hangar Exhibition 2019 está localizada em um prédio construído nos anos 1930 para abrigar os geradores de eletricidade que alimentavam a capital da Jordânia. Em um vale cercado pelas icônicas colinas de Amã, o edifício representa a modernização e a industrialização da cidade.

O evento vai abrigar mais de 50 designers do Oriente Médio e do Norte da África, que irão explorar o tema das possibilidades. Este tema aplica-se ao design em larga escala (como aquele da cidade) e ao design em pequena escala (do objeto). O interessante será ver como os participantes vão pensar de maneira diferente para imaginar novas possibilidades de design.

Future Food/Future City Exhibition

Freedom Machine, por Bashar Humeid Divulgação/Casa.com.br

Assim como a Hangar Exhibition, a exposição Future Food/Future City desafiará designers e agricultores a pensar possibilidades para o futuro dos alimentos. Além disso, deve abordar as pressões do crescimento populacional e das mudanças climáticas e demonstrar, assim, uma reavaliação de como nossos telhados, jardins, ruas e escolas podem ser transformados em espaços verdes.

Através de uma abordagem holística que abrange todas as partes da cadeia alimentar moderna – a maneira como os alimentos são cultivados, processados, transportados, consumidos, usados ​​e reciclados – o evento propõe o público a avaliar as práticas atuais e a implementar ferramentas modernas para beneficiar nossos corpos, sociedade e, finalmente, o mundo.

Para tornar a exposição mais saborosa, os visitantes poderão provar a culinária tradicional local por toda parte.

Crafts Districts

Vila de Kabariti, local do Crafts District 2019 Divulgação/Casa.com.br
Continua após a publicidade

Apelidada de exposição mais popular na Semana de Design de Amã, é possível parar no Crafts District para descobrir o ato de criar através de várias disciplinas, incluindo tecelagem, cerâmica e têxteis.

Os visitantes podem experimentam uma mistura de instalações de design, exposições, lojas e programas culturais que colocam as ideias e a prática de artesãos e fabricantes jordanianos no centro da cena.

Da tecelagem à cerâmica, o evento não apenas informa sobre a história desses métodos, tradições e valores estéticos, mas também como eles continuam inspirando o design contemporâneo hoje.

Jordan Script Routes Exhibition

Traços nômades de Milia Maroun (à esquerda) e obras de Margherita Abi-Hanna (à direita) – Jordan Script Routes Divulgação/Casa.com.br

As instalações da Jordan Script Routes exploram a história antiga da Jordânia, que tem sido uma encruzilhada para muitas culturas, religiões e etnias há milênios.

O evento ainda apresenta, retrospectivamente, essa herança complexa como um legado. Ao mesmo tempo, porém, exibe um futuro positivo. Com curadoria de Huda Abi-Fares, a série exploratória e divertida compara a Jordânia a seus vizinhos através do uso de vários sistemas de escrita e alfabetos ao longo de milhares de anos.

Student Exhibition

Divulgação/Casa.com.br

Retornando para sua segunda edição, a Student Exhibition exibe os principais e mais inovadores designs de 33 alunos de 13 escolas jordanianas. O trabalho apresentado é resultado de um programa de orientação que emparelhou os próximos criadores com profissionais do setor.

Em um programa interdisciplinar, o evento abre as oportunidades para os estudantes criativos locais criarem redes, darem vida a seus projetos e exibirem para um público internacional.

Continua após a publicidade

Publicidade