MADE 2019: Yankatu apresenta peças em parceria com artesãs do Urucureá
A designer fez uma viagem imersiva em Urucureá, e trabalhou em parceria com as artesãs locais, criando lindas peças com madeira e trançado de tucumã
Julho e agosto são meses para deixar o radar do design mais ativo do que nunca! Nessa época as prévias do Design Weekend, High Design e MADE são anunciadas para o público e servem para nos deixar ainda mais ansiosos do que está por vir. E, para você internauta, que é ainda mais ansioso que nós, segue aqui uma das palhinhas: Maria Fernanda Paes de Barro assina uma coleção em parceria com artesãs do Urucureá.
A designer que é a alma por trás da Galeria Yankatu, conhecida pelo design único, que busca valorizar a identidade brasileira, surpreende mais uma vez, com um trabalho único, e apresenta bancos e mesas feitos de madeira e trançado de tucuma, tingidos com pigmentos naturais encontrados na região.
A coleção Alma-Raiz, é uma troca de conhecimento entre a designer e as artesãs locais. Enquanto Maria Fernanda ensina novas práticas para as profissionais locais, elas demonstram práticas ancestrais do trançado.
A nova coleção apresentada pela Yankatu faz um resgate à cultura da comunidade, valorizando a técnica artesanal e histórica, além de elevar a autoestima das mulheres envolvidas neste trabalho.
De forma contemporânea, as peças trazem a história da comunidade com uma visão moderna e novas formas de criar. “Nesta coleção quis mostrar a riqueza do trabalho multicolorido tradicional desse povo e também as inúmeras outras formas de se trabalhar a palha e compor as cores, valorizando os materiais, os tingimentos e os desenhos que eles elaboram com maestria”, diz Maria Fernanda.
Maria Fernanda viajou ao lado da arquiteta Susana Fernandez, para ensinar os artesãos a técnica do tricô com a palha. Ela explica: “penso sempre que o processo tem como objetivo ser uma troca entre todas as pessoas envolvidas”.
MADE – Mercado, Arte, Design
ONDE?
Pavilhão da Bienal – Pq. Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/n)
QUANDO?
De 22 a 25 de agosto
Horários: Quinta e sexta, das 13h às 21h | Sábado, das 12 às 21h | Domingo, das 12h às 19h (bilheteria até às 18h)
QUANTO?
R$ 40 (estudantes e maiores de 60 anos pagam meia entrada)]
Mais informações: site oficial