Designer cria embalagens de alimentos comestíveis feitas de algas
O projeto pretende incluir algas às dietas ocidentais e compensar a emissão de carbono no mundo
A designer de experiência multidisciplinar Wenwen Fan desenvolveu uma série de embalagens de alimentos coloridas, feitas de algas marinhas, que também são comestíveis. A Seaweed U busca redesenhar a experiência de comer algas marinhas, que foram identificadas como um superalimento nutricional e sustentável.
Na verdade, o projeto defende a ingestão de algas marinhas como forma de ajudar a combater as mudanças climáticas. “De acordo com os cientistas, construir uma rede de cultivo de algas marinhas em apenas 9% dos oceanos do mundo poderia compensar totalmente a emissão de carbono,” observa a designer.
Com sua criação, Wenwen Fan busca promover uma solução de dieta de algas marinhas mais conveniente, lúdica e saborosa como forma de educação alimentar nas sociedades ocidentais. “Embora as algas marinhas sejam comumente vistas em dietas asiáticas, como em rolos de sushi e na sopa de missô, muitas pessoas nas sociedades ocidentais ainda não estão familiarizadas com a forma de cozinhar com elas”, explica.
Sendo assim, a designer criou embalagens inovadoras de algas veganas que podem ser usadas como embalagens comestíveis.
As embalagens fornecem valor nutricional extra, incluindo vitaminas, minerais, bem como polissacarídeos de algas marinhas que podem ajudar a manter a saúde intestinal.
Fan também criou uma plataforma online que oferece personalização de produtos de algas marinhas para atender às necessidades nutricionais e preferências de sabor de cada indivíduo.