Designer alemão cria batedeira manual sustentável e artesanal

A funcionalidade da máquina é dada pela engrenagem de três estágios, que pode transformar o movimento da manivela manual para mais de 1000 rpm

Por Alex Alcantara 9 set 2019, 17h01
Divulgação/Casa.com.br

Todos sabemos que, muitos eletrodomésticos, por vezes, são bens não-duráveis. E todos eles precisam de energia para funcionar e são feitos em larga escala. Indo totalmente de encontro com a “engrenagem” e a tudo que foi dito na frase anterior, que Manuel Immler, um designer alemão, criou a Pino, um aparelho de cozinha multifuncional, com acionamento à manivela.

Divulgação/Casa.com.br

Immler tem como foco de trabalho minimizar os dispositivos de vida curta usados nos lares pelas pessoas. Em sua visão, é muito mais válido criar produtos reparáveis do que os descartáveis. Além disso, o designer pensa em toda cadeia de produção e o tempo que o dispositivo pode ter em vida.

Divulgação/Casa.com.br
Continua após a publicidade

Para a Pino, Immler trabalhou com três materiais que, em sua concepção, devem estar intrinsicamente ligados aos elementos locais disponíveis para confecção. Foram eles: ferro fundido na base, engrenagens de latão e peças de conexão feitas de chapa de aço. Sem contar a madeira, que envelopa e finaliza o designer da peça, e com o tempo, envelhece e torna o dispositivo único para cada usuário.

Divulgação/Casa.com.br

A funcionalidade da máquina é dada pela engrenagem de três estágios, que pode transformar o movimento da manivela manual para mais de 1000 rpm (rotação por minuto). Com isso, é possível usar o dispositivo como batedeira ou até mesmo como moedor de grãos e de farinha.

Divulgação/Casa.com.br

Caso um dia, o dispositivo apresente defeitos e para de funcionar, os materiais podem ser devolvidos e entregues a centros de reciclagem, para que tenham uma nova vida na cadeia de produção.

Continua após a publicidade

Publicidade