Continua após publicidade

Conheça a escultura que gira em volta da pira olímpica da Rio 2016

A escultura cinética do artista americano Anthony Howe, que se move com o vento, chamou a atenção na abertura dos Jogos Olímpicos

Por Texto: Gabriela Domingues Fachin
Atualizado em 17 fev 2020, 16h12 - Publicado em 9 ago 2016, 13h14

01-conheca-a-escultura-que-gira-em-volta-da-pira-olimpica-da-rio-2016

Conhecido por suas esculturas cinéticas, o artista americano Anthony Howe criou a escultura que chamou a atenção na abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A escultura, impulsionada pelo vento, gira em torno da pira olímpica refletindo e potencializando a chama, cujo tamanho é bem menor em relação às das outras Olimpíadas.

04-conheca-a-escultura-que-gira-em-volta-da-pira-olimpica-da-rio-2016

Feita de metal, a escultura cinética é formada por centenas de esferas e pratos reflexivos, suportadas por um anel ao redor da pira. Com mais de 12 metros de diâmetro e  1815 quilogramas, a obra de Anthony remete ao formato do Sol.

03-conheca-a-escultura-que-gira-em-volta-da-pira-olimpica-da-rio-2016

Continua após a publicidade

A tocha em si é uma estrutura simples e consiste em uma esfera sobre uma coluna fina. Como a abertura alertou o público sobre questões ambientais, com uma chama menor é possível reduzir o consumo de gás para mantê-la acesa até o final dos jogos.

02-conheca-a-escultura-que-gira-em-volta-da-pira-olimpica-da-rio-2016

O artista também criou outra escultura para abrigar a pira em frente à Igreja da Candelária, no centro do Rio de Janeiro. Ela foi acesa com a chama da pira original, para ficar mais acessível a todos.

Continua após a publicidade

Fonte Dezeen

Publicidade