Casa Created with Sketch.

Barraca flutuante é um micro resort para campistas

Chamada de seedpod, a barraca é equipada com iluminação, ventilador de teto, caixa térmica e uma estação de carregamento para dispositivos

A barraca flutuante “Seedpod” tem uma estrutura de baixo impacto e formato de semente, como uma vagem. Este é o projeto mais recente da empresa de design de hospitalidade e  oferece aos viajantes a oportunidade de dormir ao ar livre sem comprometer o conforto.

 (Peter Jackson/Divulgação/Casa.com.br)

Após anos de pesquisa, os primeiros protótipos de pod de trabalho foram instalados na Reserva Natural de Bel Ombre (Heritage Nature Reserve), uma vila nas Maurícias, em 2019. Louis Thompson, CEO da Nomadic Resorts explica: “Nosso objetivo era buscar inspiração na semente, para criar um quarto de hotel flutuante que fosse efêmero e robusto — confortável, mas emocionante para dormir. A ideia é que dormir no casulo é uma experiência transformadora por si só — uma chance de passar uma noite em um ninho humano onde você pode ver o movimento da vida selvagem em torno de você e ouvir os sons da floresta.”

 (Peter Jackson/Divulgação/Casa.com.br)

O conceito de resort pop-up atende a uma nova forma de viagem, que se concentra em experiências mais sustentáveis ​​e autênticas. Como o COVID-19 fez muitas pessoas reavaliarem seus estilos de vida, a seedpod apresenta um modelo sustentável de baixo impacto para acomodar o aumento de viagens experienciais, ecoturismo, retiros de bem-estar e tendências de hospedagem alternativa. Em resorts nômades, eles querem criar uma revolução na hospitalidade projetando uma nova geração de acampamentos de tendas que podem ser montados de maneira rápida e barata em locais remotos sob suas novas fugas nômades de marca operacional.

Thompson acrescenta: “A crise recente mudou toda a noção de hospitalidade. A nossa equipe tem se empenhado em encontrar uma relação simbiótica e harmoniosa entre os locais que desenvolvemos e o conforto dos nossos hóspedes. Para isso, precisávamos encontrar um compromisso entre durabilidade e sustentabilidade, integridade ambiental, higiene pessoal e conforto do hóspede — o tamanho era uma consideração importante, pois precisávamos criar um conceito que correspondesse à nova economia de baixo contato e regulamentos de distanciamento social — a seedpod é feita de materiais higiênicos e fáceis de limpar e pode ser desinfetada rápida e facilmente em comparação com um quarto de hotel tradicional.”

O casulo pode ser pendurado em árvores ou erguido em seu próprio tripé. Ele é equipado com iluminação, ventilador de teto, caixa térmica e uma estação de carregamento para dispositivos, o que o torna uma opção ideal para trilhas, acampamentos de surf ou safáris silenciosos. O formato da estrutura foi uma consideração crítica para a equipe — a forma natural de uma semente é inerentemente aerodinâmica: quando sua equipe de engenheiros de membrana introduziu a estrutura em seu modelo de vento computadorizado, mostrou que usar um pequeno número de anéis estruturais, combinado com um tecido arquitetônico de nova geração, o pod pode resistir a velocidades de vento de 120 km/h, para que os hóspedes estejam seguros mesmo em caso de tempestade.

 (Peter Jackson/Divulgação/Casa.com.br)

A outra consideração muito importante era a instalação — a equipe queria ser capaz de instalar os pods de forma rápida e silenciosa em locais remotos sem usar maquinário pesado ou ferramentas elétricas, reduzindo custos. Tendo trabalhado em acampamentos selvagens remotos em toda a África, o COO da Nomadic Resort, Neil Hendrikz, explica: “Nossa ideia era criar um sistema estrutural que pudesse ser instalado usando mão de obra humana apenas e em praticamente qualquer terreno, em qualquer lugar do planeta em um dia que poderia durar pelo menos por uma década.”

 (Peter Jackson/Divulgação/Casa.com.br)

“Sementes, por sua própria natureza, são cheias de potência” afirma o diretor criativo Olav Bruin. “Então criamos um interior multifuncional que pode ser facilmente convertido de um assento durante o dia para um dormitório durante a noite. Dessa forma, estamos utilizando todo o potencial do espaço relativamente compacto. As Seedpods podem ser acompanhadas por um banheiro pop-up totalmente equipado com chuveiro, vaso sanitário, pia e guarda-roupa para completar a derradeira experiência de acampamento na natureza em grande estilo. Nos próximos anos, esperamos ver nossa família de pods se adaptar, expandir e evoluir.” As Seedpods estão à venda e podem ser encontradas no site da Nomadic Resorts.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.