Abrigo movido a energia solar protege pessoas sem-teto do inverno

O 'Ulmer Nest' é um projeto alemão de arquitetura com consciência social para quem que, por qualquer motivo, não têm alojamento

Por Redação Atualizado em 19 fev 2021, 22h12 - Publicado em 22 fev 2021, 06h00

O ‘Ulmer Nest’ é um projeto de arquitetura com consciência social desenvolvido por uma equipe interdisciplinar de seis pessoas. A cápsula de madeira serve como um abrigo de emergência para proteger quem não tem um lar dos invernos rigorosos. Dois protótipos já foram instalados em Ulm, cidade alemã. 

Cáspula hexagonal, Ulmer Nest, para sem-teto, com a porta fechada no inverno Ulmer Nest/Designboom

O Ulmer Nest é destinado àqueles que, por qualquer motivo, não podem ficar em alojamentos ou não tem como se aquecerem. Ele não foi criado para ser um substituto para abrigos regulares para população carente. A cápsula é descrita como um ‘último recurso’. Em vez de passar a noite dormindo em um banco de parque ou na rua, no frio congelante, o casulo fornece um meio de proteção contra os elementos.

Cáspula hexagonal, Ulmer Nest, para sem-teto, com a porta aberta Ulmer Nest/Designboom

Ao desenvolver o protótipo, a equipe realizou uma pesquisa completa para obter um melhor conhecimento das pessoas que usariam o abrigo. Eles descobriram que há muitos motivos pelos quais as pessoas não podem ficar em abrigos dedicados para sem-teto. Esses motivos variam de pessoas que não querem ser separadas de seus cães até o medo do crime e da violência. Depois disso, a equipe resolveu criar uma cápsula para dormir individual.

Cáspula hexagonal, Ulmer Nest, para sem-teto, com a porta fechada no inverno Ulmer Nest/Designboom
Continua após a publicidade

O protótipo final do pod é feito com madeira maciça para o corpo e metal com revestimento em pó para as peças que requerem limpeza intensiva. A madeira foi selecionada como o material principal por sua durabilidade e propriedades de isolamento, bem como seus aspectos econômicos e ecológicos. Uma vez montada a cápsula, a madeira é revestida com um verniz para protegê-la das intempéries. 

O projeto conta com toda a tecnologia necessária, incluindo trocador de calor para fornecer ar fresco, sensores GPS, alarmes de fumaça e sistema de detecção de movimento. A equipe também considerou a segurança e a limpeza do pod. O design é protegido contra incêndio e inclui um sistema de travamento seguro.

Cáspula hexagonal, Ulmer Nest, para sem-teto, com a porta fechada Ulmer Nest/Designboom

O Ulmer Nest foi lançado no inverno de 2020, mas a equipe espera que ele possa proporcionar uma pausa bem-vinda em locais em todo o país. O conceito foi desenvolvido por Patrick Kaczmarek, Florian Geiselhart, Falko Pross, Manuel Schall, Dirk Bayer e Kathrin Uhlig.

Continua após a publicidade

Publicidade