Continua após publicidade

A cadeira Bowl de Lina Bo Bardi ressurge com a Arper em novas cores

Em colaboração com o Institudo Bo Bardi e P. M. Bardi, a empresa italiana de design traz de volta o design com cores inéditas

Por Yara Guerra
Atualizado em 17 fev 2020, 15h50 - Publicado em 17 set 2019, 13h48
1-cadeira-vibrante-de-lina-bo-bardi-ressurge-com-a-arper
(Divulgação/Casa.com.br)

Descrita por Rowan Moore como “a arquiteta mais subestimada do século 20”, Lina Bo Bardi e seu brilho na arte e no design não foram reconhecidos publicamente até depois de sua morte, em 1992.

Quarenta e um anos antes, Bo Bardi projetou a cadeira Bowl, com uma forma semi-esférica ajustável que repousa sobre um anel metálico e quatro pernas. E, neste ano, a empresa de design italiana Arper decidiu reviver a peça de design e produzi-la para o público.

2-cadeira-vibrante-de-lina-bo-bardi-ressurge-com-a-arper
(Divulgação/Casa.com.br)

A peça de design intencional e divertida convida seus usuários a relaxarem livremente e sem inibições na estrutura principal da cadeira, oferecendo conforto ideal, imaginação e criatividade.

Uma vez que a Arper se reconheceu na abordagem de design da arquiteta, além de seus valores e perspectiva, decidiu trazer seu trabalho e contribuições à luz, produzindo a cadeira Bowl em colaboração com o Instituto Lina Bo e P. M. Bardi.

Continua após a publicidade
3-cadeira-vibrante-de-lina-bo-bardi-ressurge-com-a-arper
(Divulgação/Casa.com.br)

A empresa também abordou o processo de industrialização da Bowl com uma abordagem criativa desde a sua concepção, equilibrando o design original com os avanços contemporâneos em técnica e produção.

Este processo visa refletir a visão original de Bo Bardi e, ao mesmo tempo, beneficiar-se das habilidades e vantagens trazidas pela fabricação contemporânea.

4-cadeira-vibrante-de-lina-bo-bardi-ressurge-com-a-arper
(Divulgação/Casa.com.br)

A peça estará disponível em três novas e sofisticadas paletas de cores: areia, azul brilhante e marrom iridescente, que podem ser complementadas por almofadas de tecido monocromático ou com bloco de cores.

Continua após a publicidade
5-cadeira-vibrante-de-lina-bo-bardi-ressurge-com-a-arper
(Divulgação/Casa.com.br)

Se você acha que esta foi a primeira vez em que a Arper contribuiu para o legado de Lina Bo Bardi, está enganado – ela também foi a principal patrocinadora da exposição itinerante ‘Lina Bo Bardi: Together‘, com curadoria de Noemi Blager.

Mas também não será a última: nos próximos meses, a empresa apresentará uma publicação dedicada a comemorar o projeto da exposição itinerante e o legado da arquiteta. O livro também incluirá muitas contribuições inéditas e uma jornada fotográfica articulada.

Publicidade