Casa Created with Sketch.

5 destaques regionais imperdíveis da Dubai Design Week 2019

De feiras a instalações interativas, o festival em Dubai reúne algumas atrações para guardar na memória. Confira abaixo quais são elas!

 (Divulgação/Casa.com.br)

Caminhando para sua 5ª edição, a Dubai Design Week deste ano vem para destacar o melhor do design do Oriente Médio entre os dias 11 e 16 de novembro.

O festival vai unir a mídia internacional, marcas e entusiastas do design com as criações personalizadas e inspiradoras de artesãos regionais em seu eixo principal, o D3 (Dubai Design District).

Estes trabalhos abrangem áreas diversas, distribuídas em mais de 200 eventos no festival, como a arquitetura local, o design de produtos e interiores, a multimídia provocadora e muito mais.

Abaixo, você descobre cinco destaques regionais imperdíveis na mostra. Confira!

The Downtown Design Fair

Downton Design 2018.

Downton Design 2018. (Divulgação/Casa.com.br)

Como uma característica inerente a Dubai Design Week, a Downtown Design retorna de 12 a 15 de novembro. A feira-líder vai exibir marcas globais de móveis, iluminação e acessórios para o lar, juntamente com o trabalho sob medida de designers regionais.

Curador convidado da mostra, o designer e pesquisador Ghassan Salameh, fará a seleção do MADAR – uma iniciativa apoiada pela D3 que descreve o ecossistema por trás da indústria do design.

Salameh vai apresentar, assim, o trabalho de especialistas e destacar as tendências atuais, unindo a mais recente produção e inovações de profissionais independentes na região do Oriente Médio.

Dowtown Editions

 (Divulgação/Casa.com.br)

Destaque na feira, as Downtown Editions retornam após o sucesso de sua exposição inaugural em 2018. Agora, mais uma vez, convida a próxima geração de talentos locais a exibirem suas peças de edição limitada.

Integrante deste grupo, o designer Fernando Mastrangelo vai exibir uma coleção exclusiva de espelhos influenciada pelo horizonte, pelas vias navegáveis e pelo clima de Dubai. Cada uma das peças será feita a partir do seu método de fundição, que intrinsecamente infunde materiais atípicos em suas peças esculturais.

Abwab

Pavilhão Abwab 2019 para as províncias orientais da Arábia Saudita pelo escritório Azaz Architects.

Pavilhão Abwab 2019 para as províncias orientais da Arábia Saudita pelo escritório Azaz Architects. (Divulgação/Casa.com.br)

A Abwab (“portas”, em árabe) é um pavilhão arquitetônico anual, que atua como uma plataforma para talentos de design em todo o Oriente Médio.

Para esta edição da Design Week de Dubai, a estrutura desafia os designers a recriarem a sala de aula local de suas culturas por meio do tema “maneiras de aprender”.

Fazem parte da Abwab as instalações “Qissa Ghar” do estúdio de design Busride (Mumbai); “WAL(L)TZ“, do escritório libanês-polanês T SAKHI architects e “Sa’af’“, do Azaz Architects.

UMBRA

 (Divulgação/Casa.com.br)

A instalação UMBRA, projetada por Finsa e Tinkah, é, ao mesmo tempo, um local para relaxar no D3 e uma porta de entrada para o próprio distrito.

A estrutura foi inspirada pelos padrões mashrabiya do Oriente Médio, que são historicamente usados como janelas ou partições espaciais com perfurações geométricas e impedem o sol de superaquecer as casas.

O fabricante espanhol e o estúdio de design com sede em Dubai se reúnem para repensar as estruturas e criar um espaço para os visitantes interagirem entre si, com a instalação e as sombras que são pintadas pelo sol.

Barjeel

A instalação “Aeon” por David Harber em 2018.

A instalação “Aeon” por David Harber em 2018. (Divulgação/Casa.com.br)

O Barjeel, do MAS Architecture Studio, também oferece um local de descanso. Enquanto isso, porém, também homenageia a identidade do design da região.

A estrutura encontrou inspiração nas torres eólicas tradicionais das casas dos Emirados Árabes Unidos, que atuavam como um ar-condicionado não elétrico para capturar e direcionar a brisa mais fresca para o edifício abaixo dele.

O estúdio criou, assim, uma instalação de seis metros de altura composta por camadas de papelão recuperado e strip lightning, mostrando a possibilidade de construir a partir de materiais reutilizados.


Dubai Design Week

Quando: de 11 a 16 novembro 2019

Onde: em toda a cidade, com eixo principal no Distrito de Design de Dubai (d3)

Mais informações: clique aqui.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s