Tons neutros e amplitude garantem mais conforto a este apartamento no RJ

O arquiteto Maurício Nóbrega optou por integrar as áreas sociais e aplicar um décor que remete ao aconchego e à calmaria

Por Yara Guerra Atualizado em 17 fev 2020, 15h36 - Publicado em 29 jan 2020, 15h09
Denilson Machado/Divulgação

Localizado no bairro da Lagoa, no Rio de Janeiro, este apartamento de 400 m² foi projetado pelo arquiteto Maurício Nóbrega para um casal e seus dois filhos adultos.

A ideia, exposta no briefing, era ter um espaço amplo para receber visitas e amigos e um quarto bastante confortável para o casal.

Denilson Machado/Divulgação

Apesar dos espaços já serem grandes, a sala apresentava vários ambientes pequenos e, tanto a área de jantar como o quarto, eram muito impessoais e sem aconchego.

“Na sala fizemos um ambiente de estar único e bem confortável, uma mesa de jantar grande (que também não tinha) e a trouxemos para a frente para desfrutar da vista”, conta Maurício.

Denilson Machado/Divulgação
Continua após a publicidade

Já no lugar onde ficava a antiga sala de jantar – mais para o interior da morada –, o arquiteto optou por fazer um grande hall de entrada com uma nova escada, dando acesso ao andar superior.

O ponto alto do projeto, na visão de Maurício, fica para o shutter de madeira, que divide o hall e a sala de estar. Este espaço permite que o visitante já usufrua da vista desde a entrada.

Denilson Machado/Divulgação

Com uma parte do shutter “falsa” sobre uma parede, este elemento não fica descentralizado com o sofá da sala. “E, para dar o mesmo efeito de profundidade do shutter que é vazado, revestimos a parede atrás em espelho”, revela o arquiteto.

Denilson Machado/Divulgação

O décor se desenvolve em tons neutros e leves, garantindo calma e aconchego a todo o imóvel. Ao mesmo tempo, a amplitude dos ambientes, tão desejada pelos moradores, reforça essa sensação e permite que as visitas a aproveitem da mesma forma.

Denilson Machado/Casa.com.br
Continua após a publicidade

Publicidade