Soluções arquitetônicas dão a impressão de amplitude em apê de 42 m²
A morada recebeu o projeto das arquitetas Camila Dirani e Maíra Marchió, com móveis planejados e bastante iluminação natural!
Localizado no bairro Capão Redondo, em São Paulo, esse apartamento parece ter sido tirado das páginas da mais charmosa revista de decoração (como a CASA CLAUDIA). Projetado pelas arquitetas Camila Dirani e Maíra Marchió, do escritório Dirani & Marchió, para uma família com dois filhos, o imóvel possui apenas 42 m²! As profissionais aproveitaram e otimizaram todos os espaços para que cada ambiente fosse funcional e bonito, de forma que não parecesse um apê compacto!
O layout é tudo quando se trabalha com metragem reduzida. É fundamental que cada móvel tenha as medidas precisas, para que ele não ocupe mais espaço do que deveria e não atrapalhe a circulação, algo que dá uma sensação de aperto. A marcenaria aqui foi essencial para o mobiliário, sobretudo nos painéis que cobrem algumas paredes e conferem identidade visual ao apartamento como um todo.
A luz natural também foi uma prioridade, já que ela também colabora com a ideia de amplitude. Novamente, a marcenaria é a protagonista, já que os tons claros ajudam a realçar a iluminação que vem das janelas.
Uma estante divide a cozinha da sala, o que permite que a luz banhe todos os cômodos. Nos quartos de casal, um armário vazado e um grande espelho ao fundo foram as escolha para deixar o ambiente leve, sem grandes volumes, para obstruir a luz ou a movimentação.
O queridinho da casa é, porém, o quarto das crianças. “O quarto dos filhos ficou super fofo por conta da escolha das cores, acabamentos e objetos decorativos”, comentam as profissionais. Ali, a beliche fica emoldurada por uma caixa pintada de azul e as outras paredes receberam um adesivo com bolinhas!
Confira todas as fotos do projeto na galeria abaixo!