Saiba como adotar a estética floral na decoração da casa
Com charme, frescor e delicadeza, as flores podem ser protagonistas em diferentes estilos e ambientes!

Com um toque de romantismo, graciosidade e leveza, a estética floral é atemporal – sempre uma escolha certeira para adicionar frescor e delicadeza aos ambientes. Seja por meio de estampas, cores ou da presença de flores naturais, esse estilo pode ser facilmente adaptado a diferentes metragens e propostas decorativas.
Para aplicar essa estética de forma harmoniosa, a arquiteta Cristiane Schiavoni compartilha dicas valiosas baseadas nos projetos realizados por seu escritório homônimo:
Quarto: aconchego e suavidade

No quarto, o floral pode aparecer em elementos como papel de parede, cortinas, enxoval, almofadas e quadros. “Todas essas alternativas são excelentes por não serem definitivas: basta o morador desejar para substituir esses itens”, explica a arquiteta.
Ela também sugere o uso de cores suaves e estampas pequenas para criar atmosferas mais leves e relaxantes. Para quem busca um toque mais ousado, a dica é aplicar o papel de parede até o teto, criando um efeito de amplitude..

Se a ideia for evitar estampas, vale investir em arranjos naturais ou artificiais. “Tem aqueles que prezam pelas espécies naturais e outras pessoas que, pela praticidade, entendem que as artificiais cumprem bem o intuito. O mais valioso é contar com a beleza delas para viver esse clima”, pontua.
Nas áreas sociais da casa

Na sala de estar, a estética floral também deve conversar com o mobiliário. “A composição de estampas com mobiliário precisa ser realmente bem pensada”, destaca Cristiane.
Em um projeto com estilo clássico, ela indica a aplicação de estampas florais delicadas e em tons suaves. Já um ambiente boho ganha vida com estampas maiores e mais coloridas. “Para os comedidos, as almofadas são sempre boas pedidas para evitar o exagero. Gosto de combinar as estampas de forma a criar um contraste agradável e sofisticado”, compartilha.

A paleta de cores tem papel fundamental nesse equilíbrio. Tons neutros como branco e bege conferem elegância, enquanto tonalidades vibrantes como vermelho e lilás adicionam personalidade e ousadia.
Outro ponto-chave é a iluminação. “Podemos considerar efeitos de abajures e iluminação indireta, que se encaixam bem com a proposta e proporcionam sensação de aconchego”, sugere.
O florido em forma de pintura

Embora menos comum, o floral também pode aparecer na cozinha. “Podemos trabalhar com azulejos coloridos com desenhos de flores, além das cortinas e jogos americanos”, enumera Cristiane.
Flores naturais

Independentemente da estação, arranjos com flores frescas são sempre bem-vindos. Para manter a beleza por mais tempo, a arquiteta recomenda cuidados simples: “trocar a água com frequência, cortar o caule na diagonal, retirar as pétalas murchas e zelar para que fiquem em lugares mais frescos são meios de prolongar a vida das flores frescas”, aconselha Cristiane.