Casa Created with Sketch.

Refúgio com lago privativo e vista para montanhas se integra à natureza

A Casa do Lago da CASACOR Minas Gerais 2019 apresenta um conceito de sustentabilidade em um refúgio para quem deseja se desligar do mundo moderno

 (Daniel Mansur/Divulgação)

É em meio à natureza, cercada por árvores de eucaliptos, um belo jardim e um lago privativo com vista para as montanhas que se localiza a Casa dos Eucaliptos.

Projetada por Janaína Pacheco e Maurício Bonfim para a 25ª edição da CASACOR Minas Gerais, o lugar tem como conceito servir de refúgio para aqueles que querem se desligar do mundo moderno, descansar e se conectar ao meio ambiente.

 (Daniel Mansur/Divulgação)

Com 130 m² totais, o projeto destaca a sustentabilidade como grande diferencial do espaço. A prova disso é que o sistema construtivo de estrutura metálica permite uma obra mais limpa, praticamente sem resíduos, proporcionando vãos maiores do que os métodos de construção convencional.

O resultado final é que o canteiro de obras fica mais enxuto, evitando, assim, desperdício de massa e tijolos. Outro ponto positivo do sistema adotado é a agilidade. A casa de Janaína Pacheco e Maurício Bomfim ficou inteiramente pronta em apenas 45 dias.

“Decidimos optar por um espaço totalmente integrado à natureza. Utilizamos essa técnica de construção que é uma tendência muito forte da construção civil”, revela Janaína, que participa pela primeira vez da CASACOR Minas Gerais.

“Além disso, optamos por empregar grandes panos de vidro para termos uma luz e ventilação natural, garantindo a integração com o ambiente externo”, conta.

 (Daniel Mansur/Divulgação)

Essa luz que integra é valorizada a partir da seleção de cores, que evidencia o branco e torna o espaço interno mais luminoso

Outro destaque é que, dentro do ambiente, os visitantes encontram diversas peças de mobiliário desenhadas pelo arquiteto e designer Mauricio Bomfim, como sofás, mesas, poltronas e uma cama, que parece flutuar sobre o quarto. 

 (Daniel Mansur/Divulgação)

A cama solta no quarto inova o layout, que tem o banheiro integrado ao ambiente. Outro ponto que chama a atenção é a majestosa presença de dois troncos das árvores de eucalipto, que foram integradas ao projeto e podem ser apreciadas dentro da casa, além de uma bela vista para a Serra do Curral e um jardim nos fundos, onde são apresentadas as peças que integram a linha de mobiliário de área externa assinada pelo premiado designer brasileiro Jader Almeida.

Essas escolhas estéticas não são por acaso: os arquitetos buscam fazer com que o visitante crie uma intimidade absoluta com a natureza em um ambiente reservado e aconchegante. Todo o material que compõe o projeto é feito em ardósia, tijolo de vidro e brita.

“Queremos mostrar ao público que viver de um jeito simples também pode ser chique, bonito e confortável”, aponta Janaína.

 (Daniel Mansur/Divulgação)

Maurício, por sua vez, reitera a proposta que o ambiente traz de se afastar do mundo contemporâneo“Não temos nem televisão na casa. Colocamos espelhos espalhados pelo jardim para fazer com que as pessoas olhem para si, em uma profunda ligação com o meio ambiente”, diz ele.


CASACOR Minas Gerais 2019

Quando: 3 de setembro a 13 de outubro de 2019

De terça a sexta-feira, das 15h às 22h; aos sábados, das 12h às 22h e aos domingos e feriados, das 12h às 19h

Onde: Palácio das Mangabeiras – Praça Efigênio de Sales, Mangabeiras (Belo Horizonte/MG)

Ingressos: Clique aqui

Mais informações: Cliqye aqui

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s