Pórtico de madeira esconde portas e cria hall em forma de nicho

Do escritório Formalis Arquitertura, o projeto viu nas extensas janelas um elemento de valorização da paleta de cores neutra

Por Yara Guerra Atualizado em 17 fev 2020, 15h49 - Publicado em 25 set 2019, 14h02
Manu Oristano/Divulgação

Convivendo há tempos com a antiga decoração deste apartamento, seus moradores decidiram que era hora de renovar. O escritório responsável pelo projeto de reforma, Formalis Arquitetura, viu no piso um ponto de partida – antes de epoxi, o revestimento apresentava algumas manchas e rachaduras.

Buscando então torná-lo um fator determinante para o resto do décor, os arquitetos seguiram com a sua manutenção e deixaram seu tom entre o cinza claro e o branco.

Manu Oristano/Divulgação

O imóvel continuou com o pé direito alto, uma vez que o living não possui forro de gesso. Para contrastar com o hall de entrada – que ganhou um pórtico de madeira tanto no forro quanto nas paredes – os profissionais aplicaram uma pintura clara na laje.

No painel, existem quatro portas também de madeira embutidas e alinhadas à estrutura, o que causa a sensação de que elas desaparecem.

Continua após a publicidade

Manu Oristano/Divulgação

Mas talvez o elemento que mais valorizou o projeto seja a janela do living. Ocupando o espaço de parede à parede e do piso ao teto, a estrutura permite a entrada máxima de luz natural no ambiente – mais um ponto a favor dos tons claros.

“Com relação ao mobiliário, estudamos as necessidades dos clientes para projetarmos algo bonito, porém funcional ao mesmo tempo”, conta o escritório. “Por exemplo, o móvel refrigerado que também serve como buffet da mesa de jantar se encaixou perfeitamente, pois conseguimos duas funções para uma mesma peça”.

Manu Oristano/Divulgação

Já a escolha para a pintura das paredes foi simples, pois a ideia era criar um leve contraste com o piso clarinho e a laje. Confira abaixo mais fotos do projeto:

Continua após a publicidade

Publicidade