Casa Created with Sketch.

Pisos que imitam madeira aliam praticidade e elegância. Confira!

Conheça os principais materiais que imitam madeira e de quebra oferecem custo mais acessível

Loja de perfumes. Mesa em madeira no meio. Piso em madeira. De cada lado, estantes metálicas com fragrâncias Home Fragrances – Fabrícia Nunes e Romina Passos. O ar das antigas perfumarias encontra o contemporâneo neste espaço de 41 m², especializado em home sprays, difusores, sabonetes líquidos e outros itens exclusivos. Captando o conceito utilizado em lojas de alto padrão, traz o aço em suas estruturas personalizadas e o piso laminado Eucafloor Canyon Black Oak, com veios que sugerem um amadeirado antigo e natural.

Home Fragrances – Fabrícia Nunes e Romina Passos. O ar das antigas perfumarias encontra o contemporâneo neste espaço de 41 m², especializado em home sprays, difusores, sabonetes líquidos e outros itens exclusivos. Captando o conceito utilizado em lojas de alto padrão, traz o aço em suas estruturas personalizadas e o piso laminado Eucafloor Canyon Black Oak, com veios que sugerem um amadeirado antigo e natural. (Felipe Araújo/CASACOR)

Os pisos de madeira tem um charme todo especial no design de interiores. É uma maneira de passar aconchego para os ambientes por trazer na decoração um elemento que remete a natureza. No entanto, o custo de manutenção sempre é um desafio. Por isso, projetos contemporâneos passaram a lançar mão de pisos que imitam madeira.

Living com piso em madeira. Sofá laranja à esquerda. Poltronas brancas. Mesa de jantar branca com cadeiras azuis. Ao fundo e nas laterais, cobogós Refúgio Urbano – Edmara Cavalcante. CASACOR Goiás 2019

Refúgio Urbano – Edmara Cavalcante. CASACOR Goiás 2019 (Jomar Bragança/CASACOR)

Engana-se quem pensa que essa troca ficou artificial. Muito pelo contrário. A ideia de utilizar pisos que imitam madeira nos projetos é que eles, de fato, conseguem apresentar uma aparência muito semelhante a do material original. A diferença está no custo para mantê-los (que costuma ser bem inferior). Praticidade, conforto e elegância, essas são características que se pode esperar ao utilizar tanto pisos de madeira como os que imitam. Existem vários materiais disponíveis no mercado que são capazes de imitar essa matéria-prima rústica. A seguir, listamos as principais:

Vinílico

 

Living em madeira com paredes de tijolos e piso em madeira. Sofás e poltronas brancas. Quadros nas paredes Licença, seu Poteiro! – Regina Amaral – CASACOR 2015

Licença, seu Poteiro! – Regina Amaral – CASACOR 2015 (Divulgação/CASACOR)

Esse tipo de piso é feito geralmente em vinila ou PVC. Trata-se de um material mais sustentável, que pode ser reciclado. Esse tipo de piso que imita madeira é indicado para espaços internos, já que seu pigmento pode desbotar em contato com o sol e não é recomendado para ambientes com a água.

Ele tem uma textura mais leve, o que ajuda a não emitir e propagar ruídos. Aliado a isso vem também o conforto térmico que esse material oferece ao ambiente.

Porcelanato

 

Banheiro em madeira com parede em tijolos. Três espelhos redondos acima de três cubas. Lavabo do Café. Andreia de Sousa Carneiro e Silva – CASACOR 2015

Lavabo do Café. Andreia de Sousa Carneiro e Silva – CASACOR 2015 (Jomar Bragança/CASACOR)

Provavelmente um dos mais populares revestimentos que imitam madeira, o porcelanato é uma boa pedida para todos os ambientes.

A grande vantagem de investir nessa matéria-prima está relacionada à sua variedade de texturas, cores e acabamentos. Apesar de terem um custo mais alto do que outros modelos de piso que imitam madeira sua manutenção é fácil, e eles podem ser utilizado tanto em ambientes internos como externos.

Laminado

 

Living com poltronas em madeira. Piso em madeira. Jardim de inverno ao fundo com luzes azuis Bilheteria/Lounge de 150 m². Beta Pollis e Roberto Pollis – CASACOR Brasília 2014

Bilheteria/Lounge de 150 m². Beta Pollis e Roberto Pollis – CASACOR Brasília 2014 (Divulgação/CASACOR)

Esse é provavelmente um dos pisos que imitam madeira mais resistentes do mercado. Com fácil aplicação, o laminado é indicado especialmente para quartos e salas, por se tratar de um material mais quente, com excelente conforto térmico.

Assim como o vinílico, ele não é indicado para ambientes externos, pois pode estragar quando fica em contato com a água.

Veja mais conteúdos como este no site da CASACOR!

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.