Continua após publicidade

Pisos que imitam madeira aliam praticidade e elegância. Confira!

Conheça os principais materiais que imitam madeira e de quebra oferecem custo mais acessível

Por CASACOR
22 abr 2021, 08h00
Loja de perfumes. Mesa em madeira no meio. Piso em madeira. De cada lado, estantes metálicas com fragrâncias
Home Fragrances – Fabrícia Nunes e Romina Passos. O ar das antigas perfumarias encontra o contemporâneo neste espaço de 41 m², especializado em home sprays, difusores, sabonetes líquidos e outros itens exclusivos. Captando o conceito utilizado em lojas de alto padrão, traz o aço em suas estruturas personalizadas e o piso laminado Eucafloor Canyon Black Oak, com veios que sugerem um amadeirado antigo e natural. (Felipe Araújo/CASACOR)

Os pisos de madeira tem um charme todo especial no design de interiores. É uma maneira de passar aconchego para os ambientes por trazer na decoração um elemento que remete a natureza. No entanto, o custo de manutenção sempre é um desafio. Por isso, projetos contemporâneos passaram a lançar mão de pisos que imitam madeira.

Living com piso em madeira. Sofá laranja à esquerda. Poltronas brancas. Mesa de jantar branca com cadeiras azuis. Ao fundo e nas laterais, cobogós
Refúgio Urbano – Edmara Cavalcante. CASACOR Goiás 2019 (Jomar Bragança/CASACOR)

Engana-se quem pensa que essa troca ficou artificial. Muito pelo contrário. A ideia de utilizar pisos que imitam madeira nos projetos é que eles, de fato, conseguem apresentar uma aparência muito semelhante a do material original. A diferença está no custo para mantê-los (que costuma ser bem inferior). Praticidade, conforto e elegância, essas são características que se pode esperar ao utilizar tanto pisos de madeira como os que imitam. Existem vários materiais disponíveis no mercado que são capazes de imitar essa matéria-prima rústica. A seguir, listamos as principais:

Continua após a publicidade

Vinílico

 

Living em madeira com paredes de tijolos e piso em madeira. Sofás e poltronas brancas. Quadros nas paredes
Licença, seu Poteiro! – Regina Amaral – CASACOR 2015 (Divulgação/CASACOR)

Esse tipo de piso é feito geralmente em vinila ou PVC. Trata-se de um material mais sustentável, que pode ser reciclado. Esse tipo de piso que imita madeira é indicado para espaços internos, já que seu pigmento pode desbotar em contato com o sol e não é recomendado para ambientes com a água.

Continua após a publicidade

Ele tem uma textura mais leve, o que ajuda a não emitir e propagar ruídos. Aliado a isso vem também o conforto térmico que esse material oferece ao ambiente.

Porcelanato

 

Banheiro em madeira com parede em tijolos. Três espelhos redondos acima de três cubas.
Lavabo do Café. Andreia de Sousa Carneiro e Silva – CASACOR 2015 (Jomar Bragança/CASACOR)

Provavelmente um dos mais populares revestimentos que imitam madeira, o porcelanato é uma boa pedida para todos os ambientes.

A grande vantagem de investir nessa matéria-prima está relacionada à sua variedade de texturas, cores e acabamentos. Apesar de terem um custo mais alto do que outros modelos de piso que imitam madeira sua manutenção é fácil, e eles podem ser utilizado tanto em ambientes internos como externos.

Continua após a publicidade

Laminado

 

Living com poltronas em madeira. Piso em madeira. Jardim de inverno ao fundo com luzes azuis
Bilheteria/Lounge de 150 m². Beta Pollis e Roberto Pollis – CASACOR Brasília 2014 (Divulgação/CASACOR)

Esse é provavelmente um dos pisos que imitam madeira mais resistentes do mercado. Com fácil aplicação, o laminado é indicado especialmente para quartos e salas, por se tratar de um material mais quente, com excelente conforto térmico.

Continua após a publicidade

Assim como o vinílico, ele não é indicado para ambientes externos, pois pode estragar quando fica em contato com a água.

Veja mais conteúdos como este no site da CASACOR!

 

Publicidade