Continua após publicidade

Living na CASACOR SC 2019 traz reflexão sobre etnias e emoções

O ambiente conduz nas cores as tonalidades de pele e, na curadoria das obras, mensagem sobre o morar contemporâneo

Por Yara Guerra
Atualizado em 17 fev 2020, 15h56 - Publicado em 12 ago 2019, 15h47
1-living-na-casacor-sc-2019-traz-refelxao-sobre-etnias-e-emocoes
(Mariana Boro/Divulgação)

Sob o tema Planeta Casa, a CASACOR Santa Catarina/Balneário Camboriú 2019 une três conceitos que guiam as mostras deste ano: sustentabilidade, tecnologia e afeto. Criado na tendência do lar como universo particular de cada indivíduo, o tema propõe mudanças que vêm de dentro.

Ao falar de afeto, o arquiteto Pedro Tessarollo e o designer de interiores Jairo Lopes mergulharam em suas próprias emoções no ambiente em que assinam: a Sala Cor de Pele. Com referências pessoais entrelaçadas a importantes temas da sociedade contemporânea, o living propõe uma reflexão sobre a existência de diversas etnias no Brasil.

2-living-na-casacor-sc-2019-traz-refelxao-sobre-etnias-e-emocoes
(Lio Simas/Divulgação)

Ao apostar nas tonalidades da pele como fio condutor do projeto do living – tonalidades essas entre as mais conhecidas (ou reconhecidas) no Brasil –, a dupla deixou de lado as tendências, criando um ambiente recheado de memórias e de discussões sobre um assunto muitas vezes polêmico.

Nem por isso o ambiente se tornou menos funcional: conta com com propostas concretas de aplicação das ideias e proporciona ao visitante a descoberta de uma seleta curadoria de obras de arte, ponto sempre elevado nos projetos dos sócios.

Continua após a publicidade
3-living-na-casacor-sc-2019-traz-refelxao-sobre-etnias-e-emocoes
Atrás do sofá, fica uma estante de nichos de diferentes formatos e uma disposição nada usual dos livros, que reforçam a cenografia afetiva da Sala Cor de Pele. (Mariana Boro/Divulgação)

“Em nosso processo de desenvolvimento, a gente tem uma tendência em pensar no uso real do espaço; não é apenas um discurso. Ele tem que ser aconchegante, se prestar ao seu papel real”, revelam, em sintonia, os profissionais.

“O living é para receber, para conversar, é democrático. Criamos um bar onde todo mundo pode se apropriar e colocamos um sofá, em L, onde as pessoas sentam, literalmente, de frente umas para outras. É um ambiente de acolhimento”, contam eles.

4-living-na-casacor-sc-2019-traz-refelxao-sobre-etnias-e-emocoes
(Lio Simas/Divulgação)
Continua após a publicidade

A representação de uma das tonalidades escolhidas está na cor rosa Laço de Amor, da Coral, que reveste tanto grande parte das paredes quanto todo o teto.

Em contraste, como pano de fundo do bar, Pedro e Jairo escolheram um revestimento cerâmico, que representa outra tonalidade.

Buscando ainda alongar o ambiente, eles fizeram opções certeiras ajustando a horizontalidade e as linhas retas – preste atenção no teto e suas formas – do mobiliário.

5-living-na-casacor-sc-2019-traz-refelxao-sobre-etnias-e-emocoes
(Mariana Boro/Divulgação)
Continua após a publicidade

Na curadoria de arte, por sua vez, está um dos trunfos dos profissionais para reforçar o conceito do espaço criado. Com uma intensa pesquisa país afora, eles selecionaram, entre fotografias, cerâmicas, instalações e até mesmo nos títulos das publicações dispostas no living, nomes consagrados e em ascensão, como Melissa Warwick, Pedro Índio Negro, Renato Dib, entre outros.

Estas obras surgem para fazer valer a principal característica dos artistas visuais, reconhecidos por suas narrativas de valorização das diferenças – característica que se repete, essencialmente, nas cores, no décor e na proposta do espaço.

Confira na galeria abaixo outras fotos da Sala Cor de Pele:

Continua após a publicidade

CASACOR Santa Catarina / Balneário Camboriú 2019

Quando: 7 de julho a 18 de agosto, de terça a sexta-feira, das 15h às 21h / aos sábado, das 13h às 21h e domingos, das 13h às 19h

Onde: Casa do Lago, Rua Rouxinol, 153 – Ariribá

Continua após a publicidade

Quanto: Inteira R$ 50 / Meia R$ 25

Garanta seu ingresso aqui.

Publicidade