Casa Created with Sketch.

EasyDeco: decore com um profissional sem sair de casa

Startup EasyDeco permite a encomenda e gestão de projetos de decoração de interiores de maneira totalmente online

A startup EasyDeco, que permite a encomenda e gestão de projetos de decoração de interiores de maneira totalmente online, registrou um aumento de 30% na demanda por projetos de arquitetura e decoração em sua plataforma.

Parede com pintura geométrica

Parede com pintura geométrica (Pinterest/Casa.com.br)

“Vimos o aumento da nossa demanda em linha com o que aconteceu nos EUA, onde o consumo da categoria de casa e decoração aumentou durante a quarentena. Com mais pessoas ficando em casa, esse espaço ganhou mais relevância para todos. Tanto pela busca por mais conforto e a mudança da percepção da relação com a casa, como pelas novas necessidades e a maior percepção de coisas que antes passavam despercebidas. Por exemplo, a organização de espaços para home office que se tornou mais importante do que nunca, a necessidade de organização da casa com homeschooling, ou mesmo a redecoração daquela casa no campo, que estava pendente há meses ou anos, virou prioridade agora” , diz a co-fundadora da EasyDeco Miriam Yokoyama Retz.

 (Reprodução EasyDeco/Casa.com.br)

Com mais de 3,2 mil projetos entregues desde a sua fundação, em 2017, a empresa já ajudou mais de 7 mil pessoas a decorar e redecorar suas residências. Para isso, a solução conta com 60 arquitetos parceiras que atuam de maneira a proporcionar a melhor experiência para os clientes. Todos são devidamente certificados, garantindo a qualidade do serviço. O valor do projeto pago pelo cliente é destinado tanto ao pagamento das profissionais, quanto da empresa. “É uma parceria. Assim, conseguimos assegurar uma interação cuidadosa, atenciosa para seguir os interesses, as preferências e o jeito do cliente”, diz Miriam.

 (MCA Estúdio/Divulgação)

Pelo site, basta enviar fotos e medidas do espaço a ser modificado e a EasyDeco faz a conexão com o arquiteto ideal, com o estilo do cliente, e eles se comunicam via chat ou vídeo dentro da própria plataforma. O projeto é desenvolvido juntamente entre o usuário e o profissional.

“O projeto é totalmente personalizado para as necessidades, estilo e orçamento do cliente. Ao receber o projeto, os clientes se encantam – é um momento único de pura emoção, ver a casa dos sonhos se tornando realidade.” Diz Miriam Yokoyama Retz, co-fundadora da EasyDeco.

Um novo jeito de enxergar o lar

Para a arquiteta da rede EasyDeco, Flávia Suemi Silveira, uma das maiores dificuldades de moradores em tempos como este é o de repensar a organização do espaço, especialmente para quem mora em apartamentos com menos de 50 metros quadrados. “Depois de um tempo sem sair de casa, pode parecer que a sala ou a cozinha encolheram. Isso se deve ao fato de que esses ambientes podem não ter sido pensados para uma utilização em tempo integral dos moradores”, diz a arquiteta Flávia. Uma das dicas é ir reparando nos móveis e objetos que fazem diferença no seu dia a dia .

“O mais comum é que você perceba que sequer encosta em alguns dos móveis. Será que eles são úteis?”, diz Flávia. A tendência é que, tanto tempo em casa, pode fazer com que alguns ambientes deixem de ser majoritariamente decorativos para se tornarem úteis de verdade para os moradores. Ou seja, a decoração funcional ganha força em tempos de pandemia.

Apartamento no bairro do Ipiranga com soluções para decoração e espaço, especialmente na cozinha/fogão (Foto: Rafael Roncato)

Apartamento no bairro do Ipiranga com soluções para decoração e espaço, especialmente na cozinha/fogão (Foto: Rafael Roncato) (Rafael Roncato/Divulgação)

Essa verdade vale, sobretudo, na hora de estabelecer um lugar para home office. Diversos estudos apontam que a definição de um espaço específico para o trabalho, junto com outras mudanças de hábito (como tirar o pijama antes de iniciar as tarefas!), ajudam a aumentar a produtividade . “É necessário uma organização no tempo, na rotina e na estrutura da família. Manter os horários habituais, começar o dia tomando o desjejum, fazer aquele cafezinho, tudo isso ajuda a não ter tantas pausas e distrações”.

Também é essencial determinar espaços que funcionem para o lazer. “Se eu tenho o mesmo espaço que eu trabalho e uso para o lazer, o importante é estabelecer os horários para cada momento. É tentar fechar o notebook no momento do almoço e no jantar. Não é fácil dissociar o trabalho de uma hora para outra, até por isso que o percurso trabalho-casa ajudava nesse preparo mental”, diz a arquiteta. Entretanto muitos perguntam: Existe algum tipo de instalação para resolver esse problema?

 (Reprodução EasyDeco/Casa.com.br)

“Na verdade, vamos sempre procurar o local para trabalhar que nos sentimos mais à vontade dentro de casa, seja pela iluminação natural, pela ventilação… acredito que as mesas laterais de apoio possam ser uma boa saída, mas que sejam suficientemente grandes para o apoio do braço e do mouse”.

 (Divulgação/Casa.com.br)

Para ajudar as pessoas a continuarem se inspirando e renovando os seus cômodos durante o período da quarentena, a empresa criou uma galeria gratuita, com mais de 1000 projetos feitos por sua rede de arquitetos, especificados por tipo de ambiente. A iniciativa ainda conta com a lista de produtos para o usuário já partir para a compra e receber em casa os móveis ou pequenos itens que deseja para dar um novo ar ao ambiente.

 (Reprodução EasyDeco/Casa.com.br)

Além disso, pensando em atender a demanda de quem já tem os móveis principais, e quer dar um up sem grandes mudanças, a empresa lançou recentemente o EasyConselhos, que tem um preço mais em conta. A aceitação tem sido muito boa, e os clientes têm elogiado a praticidade e personalização do serviço.

“Diante desse cenário de tantas incertezas, cuidar do nosso bem-estar é fundamental, e nosso relacionamento com nosso espaço é parte imprescindível nesse momento de quarentena. É uma satisfação poder ajudar as pessoas apoiando a transformação de suas casas em lares, em refúgios acolhedores. Temos recebido mensagens de clientes agradecendo e compartilhando a importância do ambiente no momento – é muito gratificante.”, diz Miriam Yokoyama Retz

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.