Casa Created with Sketch.

Dicas para decorar ambientes pequenos

Planejar antes de sair às compras dos móveis e tintas para as paredes é a chave do sucesso

Projeto do escritório Studio 92

Projeto do escritório Studio 92 (Mariana Orsi/Casa.com.br)

Viver em uma casa pequena muitas vezes exige criatividade para tornar o espaço confortável e funcional. Pensando nisso, Cecília Cruz, design de interiores que atende pelo GetNinjas, aplicativo de contratação de serviços, elencou algumas dicas para otimizar pequenas áreas e aproveitar ao máximo o potencial de cada uma delas. Confira abaixo:

1. Respeite os espaços de circulação dos cômodos

cozinha com armários brancos e azulejos estampados em apartamento pequeno Projeto do escritório ArqBR

Projeto do escritório ArqBR (Joana França/Casa.com.br)

Antes de pensar na decoração das áreas, lembre-se de garantir que haverá um espaço de circulação pelo local. Isso facilita o uso do cômodo e evita que o espaço fique comprometido.

 

2. Opte por móveis pequenos e leves

Projeto do escritório Lez Arquitetura

Projeto do escritório Lez Arquitetura (Joana França/Casa.com.br)

Evite móveis grandes, pois eles ocupam muito espaço e, além de prejudicar a circulação, não ficam em harmonia com o ambiente compacto. O ideal é investir em um mobiliário pequeno e com desenho simples, sem muitos detalhes.

3. Aposte nas cores claras

sala com parede verde Projeto do escritório Bianchi & Lima

Projeto do escritório Bianchi & Lima (Julia Ribeiro/Casa.com.br)

Na hora de colorir as paredes, tenha em mente que tons mais fechados ou escuros podem criar a sensação de que o espaço seja menor. Escolha tons claros de verde, azul, cinza, violeta ou de cores neutras. Essas cores trazem leveza e imprimem uma sensação de amplitude ao espaço.

 

4. Utilize vidro na decoração

Projeto da Concretize Interiores

Projeto da Concretize Interiores (Alexandre Disaro/Casa.com.br)

Uma dica é apostar em peças de vidro, pois a transparência causa a impressão de leveza e amplitude, além de ser mais fácil de limpar.

5. Aproveite ao máximo os cantos

Projeto do escritório Studio 92

Projeto do escritório Studio 92 (Mariana Orsi/Casa.com.br)

Tente ocupar ao máximo os cômodos. Uma boa dica é instalar prateleiras ou bancadas. Já em ambientes como o banheiros, é válido investir em uma pia ou uma banheira, por exemplo. Apostar em móveis planejados também é uma ótima pedida nesse sentido pelo fato de ocuparem os espaços de maneira funcional.

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.