Dia dos Pets: 5 projetos com cantinhos exclusivos para cães e gatos
Nichos na marcenaria para abrigar caminhas ou esconderijos, playgrounds e móveis personalizados criam cenários confortáveis para pets e tutores.

O convívio com os animais de estimação deixou de se restringir a pequenos espaços improvisados. Cada vez mais, cães e gatos fazem parte da rotina familiar e influenciam até mesmo nas decisões de projeto. Pensar nossas residências além das necessidades humanas e incluir resoluções funcionais, seguras e confortáveis para os pets tornou-se uma demanda crescente, aliando bem-estar, praticidade e afeto em um mesmo lar.

Com a chegada do Dia Mundial dos Animais, celebrado em 4 de outubro, o momento se mostra oportuno para discutir como a arquitetura pode se estender além dos humanos e ser pensada também para os amigos de quatro patas.

O tipo de piso, os tecidos e a circulação dos ambientes entram em pauta quando a proposta é oferecer um lar confortável, seguro e cheio de possibilidades de entretenimento para os pets. Abaixo, confira algumas ideias que foram executadas a fim de atender às necessidades dos animais de seus tutores:
Cantinho de cachorro exclusivo embaixo da escada

Nada de caminha pelo meio da casa: no sobrado que o arquiteto Bruno Moraes executou para um casal acompanhado por seu doguinho Léo, a marcenaria foi muito oportuna para um espaço próprio para ele. No vão embaixo da escada, a marcenaria foi exímia para dispor o cantinho do café e o local de descanso após as brincadeiras.

Cantinho no quarto para a caminha embutido na mesa de cabeceira

Na marcenaria planejada pela SCA Jardim Europa para esse dormitório estiloso, assinado por Patricia Cillo, a schnauzer Shakira tem o seu lugarzinho reservado para dormir na companhia do seu tutor. Debaixo da mesinha de cabeceira, o espaço comporta seu corpinho enquanto descansa no colchão.
Nichos no banco do canto alemão para gatos

Dada a natureza dos felinos, que gostam da sensação de não serem achados, a arquiteta Daniela Funari projetou um cantinho especial no móvel da sala de jantar.

Ao invés dos tradicionais baús, no canto alemão que acompanha a mesa de jantar, a arquiteta Daniela Funari foi bem astuta: na estrutura do móvel, ela desenhou nichos para que os três gatos da família possam se esconder e descansar.
Playground para gatos exclusivo na varanda

No projeto de um apartamento com a área social integrada, a arquiteta Cristiane Schiavoni fez da varanda o playground para os dois felinos dos moradores.

Aproveitando a marcenaria que camuflou a condensadora do ar-condicionado, ela fez a felicidade deles: a escadinha que leva os nichos fixados na parede, a base de madeira com futon liso onde podem descansar e o arranhador para que eles não precisem afiar ou limpar as unhas nos móveis.
Painel com prateleiras e passagens para gatos

Sofisticada e pet friendly: essa combinação idealizada por Ana Rozenblit foi a tônica deste amplo painel de TV que se assemelha à forma de uma estante por se configurar dentro da ‘caixa’ formada pela marcenaria planejada. Com passagens estratégicas, os felinos da casa podem se movimentar livremente pelas prateleiras, participando da interação com os moradores.