Dia do Orgulho Geek: decore sua casa com elementos da cultura pop
Arquitetos trazem dicas e inspirações para deixar o lar perfeito para todos os nerds de carteirinha
O dia 25 de maio é marcado pelo ‘Dia do Orgulho Geek’ ou para os mais íntimos, o ‘Dia da Toalha’ (no final, a gente explica o porquê desse outro nome). A data é uma das mais importantes no calendário da cultura pop e foi criada em 2001 para homenagear o autor e criador do Guia do Mochileiro das Galáxias,
Douglas Adams, falecido em 11 de maio do mesmo ano. Além do autor, o dia 25 de maio marca a estreia do primeiro filme da franquia Star Wars. O episódio IV: Uma Nova Esperança, foi lançado em 25 de maio de 1977.
Independente do nome, a data também simboliza o crescimento da cultura pop, que vem ganhando cada vez mais força no Brasil. E quando se trata deste público, nerds e geeks são apaixonados pelo ato de colecionar e expor todo esse material em seu mobiliário, criando uma decoração temática.
De acordo com a arquiteta Marina Carvalho, uma infinidade de objetos pode nos remeter a uma decoração geek, desde um pôster de filme favorito, quadrinhos, estante de livros e DVDs ou bonecos de uma edição exclusiva. “No décor geek, mergulhamos nessas referências que, em boa parte, derivam do acervo pessoal do cliente. Essa é a essência do nosso trabalho”, explica.
Veja também
Pensando nisso, separamos uma série de projetos realizados por diferentes escritórios de arquitetura. São sugestões para inspirar a decoração de um cantinho especial temático para quem aprecia o estilo e faz questão de enaltecê-lo em casa. Acompanhe a seguir:
No quarto
No home office
No espaço gourmet
Na cozinha
No lavabo
Na sala de estar
Mas porque ‘’Dia da Toalha’’, afinal?
No Guia do Mochileiro, o autor Douglas Adams usa uma página exclusiva para explicar o motivo da toalha ser um dos objetos mais úteis. Com muito bom humor e uma pitada de aleatoriedade, ele lista afirmações sobre as utilidades de uma simples toalha de acordo com a sua obra:
1 – Enrolar ao redor de seu corpo para ficar aquecido;
2 – Usar para deitar-se sobre as areias de uma praia – no caso, de Santraginus V;
3 – Utilizá-la como cobertor e dormir sob ela;
4 – Navegar por um rio usando-a como uma vela para um pequeno bote;
5 – Molhá-la para utilizar em combate corpo a corpo;
6 – Colocá-la em volta do rosto para se proteger de vapores tóxicos, ou mesmo enganar as criaturas mais imbecis;
8 – Balançá-la em casos de emergência – ela servirá como um sinal;
9 – E claro, você pode se secar com ela caso ela ainda esteja limpa o suficiente.