Continua após publicidade

Decoração descomplicada marca apartamento de quem ama receber

O projeto do lar, cujas visitas são sempre bem vindas, propôs soluções espertas, tom de menta e luz natural

Por Yara Guerra
Atualizado em 17 fev 2020, 15h44 - Publicado em 11 nov 2019, 15h11
(Maíra Acayaba/Divulgação)

Parceria entre os arquitetos Helena Pedreira (M/PA Arquitetos) e Kanô Ferreira (Plure Arquitetura), a Casa Goma teve como prioridade em seu projeto a missão de receber amigos.

Pensado para o próprio Kanô, sua esposa e o cão Tyke, o lar foi então desenhado a partir deste clima. “Amamos receber. Às vezes gosto mais de cozinhar para as pessoas do que para mim. E tinha a questão essencial de que cozinheiro e visitas estivessem no mesmo plano, em uma bancada que se estendesse da cozinha à sala de estar”, conta Kanô.

(Maíra Acayaba/Divulgação)

Outra solicitação era dispor de muitos armários, porque ele detesta bagunça, e a mulher se diz o oposto – bagunceira e shopaholic.

Continua após a publicidade

“Tenho pavor de áreas em desuso”, diz ele, que no passado trabalhou com Helena e viu que a afinidade de estilos dos dois e a assiduidade da amiga à Goma se traduziriam em fluidez no projeto. Não deu outra.

(Maíra Acayaba/Divulgação)

Assim como a mistura leve de madeira clara e o tom menta fisgam os olhos no primeiro momento, as soluções de arquitetura pensadas por Helena para os 140 m² do apê provam, sobretudo, que as melhores ideias são simples, mas muito inteligentes.

(Maíra Acayaba/Divulgação)

Talvez descomplicar seja uma vocação natural do lar, que fica no bairro Higienópolis, em São Paulo. Nesse espírito, paredes descascadas e concreto aparente parecem expor as verdades aos amigos e abraçá-los com sinceridade.

“Esse lugar é um resumo de todas as coisas que gostamos de fazer! Goma, no ‘carioquês’, quer dizer casa. ‘Passa lá na nossa Goma!’”, diz a moradora.

Confira na galeria abaixo mais fotos e informações do projeto:

Continua após a publicidade
Publicidade