Conforto e relaxamento são impressos em projeto de apê paulista

Assinado pelo escritório AVF Arquitetura, o projeto contemplou uma repaginação total dos ambientes e a inserção de novos acabamentos

Por Yara Guerra Atualizado em 17 fev 2020, 15h39 - Publicado em 3 jan 2020, 10h00
Maura Mello Fotografia/Divulgação

Este apartamento de 75 m², localizado no bairro da Lapa, em São Paulo, passou por uma reforma grande e completa para atender os pedidos da moradora.

As arquitetas e sócias do escritório AVF Arquitetura, Fernanda Lopes e Aline Correa, buscaram então integrar melhor os espaços sociais e repaginar o imóvel com novos acabamentos que dessem leveza e aconchego aos espaços.

Maura Mello Fotografia/Divulgação

Algumas das mudanças, por exemplo, foi demolir a parede entre cozinha e sala e retirar a porta da varanda, criando um único ambiente entre sala e terraço.

As profissionais também demoliram o banheiro de serviço, que se transformou em um banheiro social. Para criar este ambiente, foi feita uma intervenção que previu a abertura de um novo vão de porta na circulação dos quartos para acessar o novo banheiro.

Maura Mello Fotografia/Divulgação

Na área dos quartos, foi criada uma suíte junto aos dois dormitórios existentes ao final do corredor, onde um deles teve seu uso alterado para closet e o outro permaneceu como antes, apenas com adequação de marcenaria e móveis complementares a sua principal versão.

Maura Mello Fotografia/Divulgação
Continua após a publicidade

Um dos desafios encontrados pelas arquitetas na hora de demolir foi a parede que separava a cozinha da sala: uma viga estrutural no sentido transversal da própria alvenaria dividia os ambientes.

Elas adotaram então uma solução diferente da inicial – que era de ter o forro da cozinha e sala no mesmo nível – e criaram um rasgo iluminado e decorativo no forro para destacar o tijolinho branco da sala de estar, diferenciando o pé direito entre sala e cozinha.

Maura Mello Fotografia/Divulgação

Também adotadas como itens de destaque no forro, as sancas iluminadas foram inseridas no banheiro social e dormitório.

Maura Mello Fotografia/Divulgação

Entre os acabamentos, predominam tons cinzas neutros nos revestimentos das áreas sociais para que a marcenaria e móveis soltos em madeira se destacassem.

Já para as áreas íntimas foi escolhido o piso de madeira. “Misturamos os desejos da cliente com tendências e materiais atuais, o que deu uma nova cara ao apartamento”, explica Fernanda Lopes.

Maura Mello Fotografia/Divulgação

Com um décor que lembra o escandinavo, o apê se configura, depois da reforma, como um lugar de conforto e relaxamento.

Continua após a publicidade

Publicidade