Apartamento em São Paulo é projetado para receber e sediar festas

Com o teto em grade de madeira e paredes de chapas metálicas, o apê foi entregue a um colecionador de arte que adora receber bem os convidados

Por Yara Guerra Atualizado em 17 fev 2020, 16h04 - Publicado em 5 jun 2019, 14h45
Ricardo Bassetti/Divulgação

O Apartamento SC, localizado em São Paulo, foi projetado pela Pascali Semerdjian Arquitetos para um colecionador de arte e de design. Com o desafio incomum de criar um ambiente não para morar, mas para sediar festas, os arquitetos focaram na materialidade e nas experiências espaciais do apartamento na concepção do projeto.

A malha de madeira transpassa quase toda a iluminação do apartamento. Ricardo Bassetti/Divulgação

Seguindo esta lógica, a característica mais marcante do espaço é o teto em grade de madeira, que aquece o interior e fornece toda a iluminação indireta da sala de estar. Para dar um maior destaque à grade de madeira, os arquitetos expuseram a estrutura de concreto do teto e algumas paredes do apartamento. O piso, por sua vez, é todo feito de granilite.

Ricardo Bassetti/Divulgação

Outro destaque são os painéis perfurados de chapa de aço inoxidável, que compõem todas as portas que levam à cozinha, quarto e banheiro. Eles foram projetados para que as portas estejam perfeitamente alinhadas aos painéis. Atrás da estrutura, há placas de acrílico leitoso para isolamento visual e acústico.

Continua após a publicidade

Ricardo Bassetti/Divulgação

Mas a singularidade do projeto não fica por conta do teto e das chapas apenas: a bancada de madeira, que lembra uma lagarta com seus vários pés, corre ao longo de todas as paredes e abriga um bar e o balcão de jantar.

Ricardo Bassetti/Divulgação

Confira em nossa galeria outros ambientes do apartamento:

Continua após a publicidade

Publicidade