Continua após publicidade

Apartamento de 35 m² possui móvel multifuncional e ambientes integrados

Com móveis que se transformam e paleta de cores claras, o imóvel transmite amplitude e a sensação de ser maior do que realmente é

Por Yara Guerra
Atualizado em 17 fev 2020, 16h01 - Publicado em 5 jul 2019, 14h48
(Daniel Lee/Divulgação)

Os 35 m² do pequeno apartamento localizado no bairro de Perdizes, zona Oeste de São Paulo, não foram um impasse para a elaboração de um projeto completo e resolutivo.

Com a demanda de apresentar um imóvel de estilo prático e confortável para receber os avós do interior, o JMA Estúdio trabalhou com a premissa de um projeto que apresentasse amplitude, funcionalidade e facilidade para manutenção.

Os móveis da sala acompanham a paleta de tons neutros do décor. O sofá cinza em frente a TV foi escolhido pelas arquitetas para compor com o cinza escuro do tapete. (Daniel Lee/Divulgação)

O branco foi a cor eleita para predominar em todos os cantos da casa. “Ele é perfeito para ambientes pequenos e integrados, já que colabora para a ideia de amplitude”, conta Elisa Ju, uma das profissionais envolvidas no projeto.

Pensando em aproveitar cada centímetro e não desperdiçar espaço no apartamento, as arquitetas também investiram bastante em mobiliários sob medida.

Continua após a publicidade
A área de serviço é separada da cozinha por uma parede de tijolinho de vidro. (Daniel Lee/Divulgação)

Outra solução encontrada para ganhar mais espaço visual foi usar os mesmos materiais nos móveis e na aplicação dos revestimentos. Assim, a área social do apartamento ganhou as mesmas cores nos móveis e o porcelanato que imita madeira por toda sua área.

A marcenaria concebida pelo escritório, por sua vez, permitiu criar o móvel principal do projeto: começando na cozinha, a bancada para refeições rápidas tem sua continuidade para o rack da TV e a mesa da sala de jantar com quatro posições. 

Do outro lado da parede, encontra-se a cozinha compacta com armários para guardar os principais utensílios e a bancada que contempla a lava-louças e o fogão. (Daniel Lee/Divulgação)

No cantinho, o home office foi instalado próximo à porta de entrada e ao lado da cozinha, em um layout que libera o fluxo da casa ao mesmo tempo em que faz funcional qualquer espaço da casa.

Continua após a publicidade
(Daniel Lee/Divulgação)

Já no quarto com cama de casal, o destaque fica para o espelho lateral, usado como um recurso que colabora para crescer o espaço.

(Daniel Lee/Divulgação)
Publicidade