Casa Created with Sketch.

Apartamento contemporâneo e jovem integra ambientes e se torna funcional

Responsável pelo projeto, a arquiteta Vinicia Brandão realizou algumas mudanças estruturais e conferiu um ar moderno ao décor

Para atender o novo layout, algumas paredes do imóvel foram demolidas. O estilo de iluminação escolhido foi o em trilhos, para distribuir a luz entre os ambientes com elegância.

Para atender o novo layout, algumas paredes do imóvel foram demolidas. O estilo de iluminação escolhido foi o em trilhos, para distribuir a luz entre os ambientes com elegância. (Alessandro Guimarães/Divulgação)

Pertencente a um casal jovem à espera de um filho, este apartamento de 109 m² na Vila Mascote (São Paulo) deveria receber um projeto que atendesse certas solicitações. Uma delas, por exemplo, era contar com um escritório sem abrir mão dos três quartos, uma vez que o casal deseja ter outro filho.

Os moradores também necessitam uma cozinha planejada e integrada à sala – pois amam cozinhar – e a manutenção da churrasqueira. Além disso, queriam ainda, redistribuir a planta para que o closet não fosse um corredor de armários.

 (Alessandro Guimarães/Divulgação)

Como os residentes não faziam questão do closet, na redistribuição do layout a arquiteta Vinicia Brandão eliminou este ambiente e criou o escritório. Mesmo não tendo o closet, porém, a quantidade de armários foi mantida.

Para a integração da cozinha, por sua vez, Vinicia abriu o ambiente e o conjugou com a sala. Como ele não era muito grande e se buscou também otimizar espaço, a profissional abriu a despensa existente e colocou a geladeira nesta área – assim, ela ficou embutida.

Como os moradores desejavam que os ambientes fossem contemporâneos, leves e alegres, refletindo sua personalidade, a arquiteta desenhou toda a marcenaria do apartamento pensando nisso. Assim, optou por deixar os acabamentos coloridos (em amarelo e azul), destacando essas características.

Como os moradores desejavam que os ambientes fossem contemporâneos, leves e alegres, refletindo sua personalidade, a arquiteta desenhou toda a marcenaria do apartamento pensando nisso. Assim, optou por deixar os acabamentos coloridos (em amarelo e azul), destacando essas características. (Alessandro Guimarães/Divulgação)

“Um destaque para este projeto foi a escolha dos acabamentos. Ousamos com cores: revestimos o painel da sala com madeira de demolição, criamos um nicho na parede da cozinha, com ladrilhos hidráulicos, fizemos a coluna de eletrodomésticos com acabamento em lousa, e colocamos um armário amarelo na cozinha”, conta a arquiteta.

Este armário foi o responsável por trazer cor, luz e vida ao ambiente. Além dele, um ponto forte foi a bancada de cimento queimado, moldada e executada no local. 

 (Alessandro Guimarães/Divulgação)

Com um estilo contemporâneo e tendo como conceito a criação de um lar jovial, em que os proprietários se identificassem, o projeto também forneceu funcionalidade ao apartamento. 

“Gosto muito do uso dos materiais que trazem personalidade.  Conseguimos diversificar e ousar, sem perder a harmonia. O ambiente ficou jovem e alegre, assim como os proprietários almejavam – essa com certeza é a nossa maior satisfação”, diz Vinicia.

O imóvel conta, ainda, com iluminação natural e ventilação proporcionadas pela abertura da cozinha e substituição da porta da varanda. O uso de madeira de demolição (reuso) lhe conferiu uma pegada sustentável.

Confira abaixo mais fotos do projeto:

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s