Antiga morada de Victor Brecheret se transforma no lar de Guilherme Torres
O arquiteto paraense adquiriu a residência nos Jardins que pertencia ao escultor e a reformou para ser sua morada e escritório
access_time
17 Feb 2020, 15h57 - Publicado em 5 Aug 2019, 16h30

Edificação original dos anos 1940, esta casa nos Jardins pertenceu ao importante escultor ítalo-brasileiro Victor Brecheret, o homem detrás de muitas referências na capital paulista.
No entanto, por décadas após a sua morte, o espaço passou a servir como depósito de sua coleção. Foi quando o arquiteto Guilherme Torres se atraiu pela casa de 130 m², e pela localização privilegiada no bairro charmoso de São Paulo, decidindo adquiri-la e planejar, ele mesmo, a sua reforma.
–– (MCA Estúdio/Divulgação)
O principal objetivo do projeto era modernizar o espaço, refletindo a linguagem contemporânea do novo residente. Se, por um lado, a planta baixa não sofreu grandes mudanças, por outro, todas as paredes foram pintadas – algumas de branco, enquanto outras receberam um revestimento que lembra cimento queimado.
–– (MCA Estúdio/Divulgação)
Um simples olhar para o arquiteto explica o décor escolhido para o imóvel. Amante da arte de rua, música eletrônica e de criar novas tatuagens para si mesmo, Torres estabelece este caldeirão de referências em sua casa para receber seus clientes e amigos.
Confira na galeria abaixo outras fotos e informações do projeto:
-
1. 5-guilherme-torres-e-o-responsavel-pela-reforma-da-casa-onde-mora-e-trabalha
zoom_out_map
1/8 Na fachada da residência, encontra-se uma obra de Pinky Wainer com os dizeres "land of the free, home of the brave" ("terra dos livres, casa dos bravos", em português). (MCA Estúdio/Divulgação)
-
2. 6-guilherme-torres-e-o-responsavel-pela-reforma-da-casa-onde-mora-e-trabalha
zoom_out_map
2/8 Subindo as escadas, é possível encontrar outra obra de Wainer. (MCA Estúdio/Divulgação)
-
3. 4-guilherme-torres-e-o-responsavel-pela-reforma-da-casa-onde-mora-e-trabalha
zoom_out_map
3/8 Os únicos elementos alterados da planta baixa foram as lacunas, aberturas e os revestimentos. (MCA Estúdio/Divulgação)
-
4. 7-guilherme-torres-e-o-responsavel-pela-reforma-da-casa-onde-mora-e-trabalha
zoom_out_map
4/8 O banheiro da suíte master está conectado a um mezanino acima da cozinha, onde foi criada uma banheira. (MCA Estúdio/Divulgação)
-
5. 9-guilherme-torres-e-o-responsavel-pela-reforma-da-casa-onde-mora-e-trabalha
zoom_out_map
5/8 Para suavizar os raios de sol, um muxarabi de madeira – marca registrada do arquiteto – foi usado seguindo o mesmo padrão da porta da frente da casa. (MCA Estúdio/Divulgação)
-
6. 11-guilherme-torres-e-o-responsavel-pela-reforma-da-casa-onde-mora-e-trabalha
zoom_out_map
6/8 Um teto de vidro retrátil pode ser aberto nos dias de verão, para ajudar a deixar um clima mais ameno. (MCA Estúdio/Divulgação)
-
7. 10-guilherme-torres-e-o-responsavel-pela-reforma-da-casa-onde-mora-e-trabalha
zoom_out_map
7/8 (MCA Estúdio/Divulgação)
-
8. 8-guilherme-torres-e-o-responsavel-pela-reforma-da-casa-onde-mora-e-trabalha
zoom_out_map
8/8 (MCA Estúdio/Casa.com.br)