Organização e aconchego marcam apê de 76 m² em São Paulo

O projeto, da arquiteta Vanessa Macorin, encontrou soluções criativas para locar os pertences da moradora e criar espaços de conforto

Por Yara Guerra Atualizado em 17 fev 2020, 15h41 - Publicado em 11 dez 2019, 14h07
Adriana Barbosa/Divulgação

Sob o olhar da arquiteta Vanessa Macorin, o projeto deste apartamento de 76 m², localizado no bairro da Vila Mariana (São Paulo), tinha como premissa torná-lo aconchegante e atemporal.

Além disso, os moradores desejavam também um espaço para receber as visitas, um home office para o trabalho e um cantinho para a leitura.

Adriana Barbosa/Divulgação

Apesar do pouco tempo disponível para o projeto e obra e as metragens reduzidas do novo imóvel, a arquiteta conseguiu atender as solicitações.

“O grande desafio foi criar um espaço aconchegante e ao mesmo tempo organizado em pouco tempo”, diz Vanessa. “Encontrar técnicas para transmitir a sensação de amplitude e soluções criativas para armazenar todos os pertences da residente garantiram o sucesso desse projeto”, completa.

Adriana Barbosa/Divulgação

Buscando não criar espaços inúteis, a profissional pensou em cada metro do apartamento para armazenar algum pertence ou criar um ambiente de conforto.

“Por exemplo, o espaço criado dentro do futon do terraço guarda malas de viagem. Ou o grande painel decorativo na sala, que integra o armário, adega, cervejeira do morador, e que além disso, serve para separar a área social da área íntima e do escritório”, conta.

Continua após a publicidade

Adriana Barbosa/Divulgação

Um dos pontos mais fortes do projeto, o painel é uma única marcenaria, que também funciona para o terraço, os nichos da TV, o armário da sala, o armário da prancha de surf e a janela do escritório.

Outro ponto destacável – e que complementa este painel – é a porta de 2 metros, que divide a sala do terraço. Quando aberta, ela forma um desenho na estrutura deste segundo ambiente.

Adriana Barbosa/Divulgação

“Também temos a porta que divide com a lavanderia, que é feita de marcenaria com vidro mini boreal para ofuscar a área de serviço e, ainda, trazer luminosidade para a cozinha”, diz Vanessa.

“Em apartamentos pequenos, o aproveitamento dos espaços é fundamental: cada cantinho deve ser pensado de forma criativa e harmoniosa com o perfil e estilo de vida dos moradores”, finaliza.

Curtiu? Então confira mais fotos do apê na galeria abaixo:

Continua após a publicidade

Publicidade