Casa Created with Sketch.

A CASACOR Miami bombou no mundo e nós te provamos o porquê!

Veja aqui como foi a trajetória da CASACOR Miami, desde a sua chegada em terras estadunidenses até a consolidação como parte da Art Basel

 (Kris Tamburello/Casa.com.br)

Hoje, Miami é o grande polo da decoração de interiores e da arte de vanguarda. Por essa razão, faz todo o sentido que a CASACOR – a maior mostra de decoração e de arquitetura da América Latina – direcionasse suas atividades rumo às areias quentes e movimentadas da costa norte-americana.

 (Kris Tamburello/Casa.com.br)

A história começou em 2017, com o anúncio da expansão. Os profissionais que assinaram ambientes naquele ano foram os melhores e mais conhecidos de suas áreas aqui no Brasil, como Leo Shehtman, Dado Castelo Branco, Roberto Migotto e Leo Romano. Para completar o mix, estavam alguns nomes novos e badalados de arquitetos e de decoradores como Gustavo Neves, Genius Jones, Suchi Reddy, Victor Berga and Michael Jon Radziewicz e Yield.

 (Kris Tamburello/Casa.com.br)

O sucesso foi imediato. Intrigado com esse modelo de mostra, o público e a imprensa internacional se apaixonaram pela CASACOR Miami 2017 e por cada um de seus 20 ambientes. Ela foi mencionada pela Architectural Digest, Design Milk Luxe Daily – todos veículos prestigiados internacionalmente.

 (Kris Tamburello/Casa.com.br)

A partir daí estava claro que a CASACOR havia encontrado o seu lugar fora da América Latina. No ano seguinte, em 2018, a mostra se alinhou ainda mais com o clima artístico da cidade (que recebe na mesma época a Miami Art Basel) e convidou, além dos arquitetos, 11 artistas para criarem instalações, que serviram como transições entre os ambientes.

 (Kris Tamburello/Casa.com.br)

Segundo a curadora responsável pela seleção das peças, Jessica Acosta-Rubio, “Miami é uma das cidades dos Estados Unidos que atrai um público mais amplo. Nesta época do ano, pessoas do mundo inteiro vêm à cidade para conhecer o que acontece no universo das artes, do design e da arquitetura. E o objetivo é incentivar os visitantes a fazerem parte do que acontece, não apenas em Miami, mas também nas diversas cidades espalhadas pelas Américas”.

 (Kris Tamburello/Casa.com.br)

Foi em 2019, porém, que a CASACOR Miami se consolidou como parte da agenda obrigatória para quem passa pela Flórida: a mostra foi parte do conjunto de atrações da Miami Art Basel, junto com as mais relevantes feiras de arte internacionais, galerias e artistas! Nas palavras da curadora de 2019, Lina Hargrett, “O evento se tornou um palco para novos e experientes artistas e designers que desejam elevar sua criatividade ao próximo nível”.

 (Kris Tamburello/Casa.com.br)

Figuras conhecidas marcaram presença como o icônico Sig Bergamin, Leo Shehtman e Michelle Haim, da premiada firma Fanny Haim & Associates. Profissionais jovens e com trabalhos experimentais também foram contemplados como Cristiana Mascarenhas, Mr. Alex Tate Design, Guimar Urbina Interiors, B+G Design, L&ND Design,Tamara Feldman Design, Studio RODA em colaboração com Odabashian, IG Workshop e Light on White Design Studio. Isso sem mencionar os estúdios de design, que criaram ambientes incríveis, por exemplo Moniomi Design, Pininfarina, Edge Collections e YODEZEEN.

 (Kris Tamburello/Casa.com.br)

O designboom descreveu a mostra como: “cada visionário apresenta um mise en scène de seus estilos característicos, usando o mais recente em mobiliário, arte, cores, têxtil, iluminação, acessórios para casa e tendências globais”, enquanto Lauren Goodman, da Architectural Digest disse “entre na CASACOR Miami, e ali inúmeros designers transformaram os mais de 7.000 m2 do Brickell City Centre, bem no centro financeiro da cidade, em um palácio de design e inspiração – o cenário perfeito para criadores e proprietários da área. Arquitetos e decoradores usam um mix inovador de materiais, proporções e conceitos para explorar a sustentabilidade e o estilo de vida urbano na casa”.

Além disso, a mostra foi destaque em diversos portais de arquitetura e de design mundo a fora, sendo também usada para ditar tendências em newsletters!


Para frisar este sucesso e refrescar a sua memória, separamos aqui alguns dos ambientes mais marcantes da mostra! Confira-os abaixo:

O Earth Lounge, da Michelle Haim

 (Kris Tamburello/Casa.com.br)

Imediatamente, esse ambiente se destacou na mostra. Existe um material predominante, a terracota. Os tijolos que compõem a maior parte das superfícies foram feitos de forma sustentável, no México. Os tons terra fazem referência à ancestralidade e as linhas curvas na abertura forma um lindo desenho, como um mosaico.


O Artsy Room, de Sig Bergamin

Todas as criações de Sig Bergamin são marcantes e essa não foge à regra. A sala transbordou formas, obras de arte e cores, tudo no chamado estilo maximalista. Como ele próprio explica “Meu mundo é colorido. A mistura de tons, os excessos e a irreverência são as marcas registradas do meu trabalho”

O Tarantino Meets Kubrick, de Mr. Alex Tate Design 

 (Kris Tamburello/Casa.com.br)

Sim! Na CASACOR Miami 2019 dois mestres do cinema se encontram inspiram Alex Tate a criar seu ambiente. A paleta de cores é vibrante, composta pelos tons clássicos de amarelo, laranja e toques de platina, vermelho e azul que aparecem nos filmes. Todo o mobiliário reflete a atmosfera cinematográfica dos anos 1970.


O Altis Ornamentum, de Moniomi

 (Kris Tamburello/Casa.com.br)

Esse ambiente divertido foi todinho dedicado aos esportes. Ali, cada visitante podia se sentir dentro de uma quadra, com a possibilidade de interagir e brincar com os móveis (incluindo uma gangorra transparente sensacional assinada pela Gabriela Noelle). A inspiração para o papel de parede foi a estética greco-romana.


O Light Room by Deca, de Leo Shehtman

 (Kris Tamburello/Casa.com.br)

Veterano de CASACOR, Leo Shehtman criou um espaço de encontros e reuniões, com área de jantar e sala de estar. O arquiteto fez questão de incluir no mobiliário, peças de designers brasileiros contemporâneos e garantir o conforto e a elegância por meio das cores claras e minimalismo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s