Casa Created with Sketch.

7 dicas de decoração para economizar na conta de luz

Pequenas mudanças e reformas ajudam a diminuir o valor gasto com eletricidade

Chega o fim do mês, os boletos se acumulam e as contas parecem competir para ver qual será a mais alta. Já faz algum tempo que o aumento na conta de luz é parte da rotina dos brasileiros; em maio deste ano, por exemplo, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) autorizou o reajuste da bandeira amarela, o que na prática deixou a despesa até 50% mais cara.

Apesar do gasto ser inevitável para o consumidor, algumas medidas em casa podem segurar o impacto deste aumento. Com pequenas mudanças e reformas na decoração é possível economizar não só luz, mas energia elétrica no geral. Conversamos com um especialista no assunto, o engenheiro Pedro Pugliese, da consultoria carioca Help Reformas, e elegemos sete truques que irão te ajudar nesse controle:

Projeto do escritório britânico L2i Limited

Projeto do escritório britânico L2i Limited (Reprodução/Houzz)

1. Iluminação natural

Janelas maiores e portas com bastante vidro permitem a entrada de sol durante o dia, evitando o uso de luz artificial por longas horas. O uso de cores claras nas paredes e revestimentos potencializa este efeito.

 (Divulgação/Denise Polverini/Casa.com.br)

2. Sensores de presença

Lembrar de apagar as lâmpadas é um dos clichês válidos quando o assunto é economia de energia, mas distrações do dia a dia e a correria podem nos atrapalhar nesta meta. É nesse momento que os sensores de presença mostram sua importância, se usados em ambientes de passagem e de grande circulação, eles evitam esse erro clássico, já que as lâmpadas irão acender e apagar sozinhas.

3. Lâmpadas de LED

Na hora da compra, as lâmpadas de LED costumam ser mais caras do que as tradicionais, mas o custo-benefício deste investimento vale a pena! O LED consome menos energia e, a longo prazo, o valor economizado será bem maior do que o gasto inicial.

 (Evelyn Müller/Casa.com.br)

4. Manutenção

As palavras manutenção e economia costumam andar lado a lado e no quesito energia não é diferente. Uma fiação elétrica antiga e sem cuidado pode aumentar o consumo, por isso, sempre a mantenha nova e conservada.

5. Disposição dos eletrodomésticos

A localização correta de alguns eletrodomésticos pode ajudar na economia. É este o caso da geladeira e do freezer, ambos precisam ser alocados em áreas arejadas e sem incidência direta do sol.

Projeto de Carolina Mauro, Daniela Frugiuele e Filipe Troncon, sócios no escritório Suite Arquitetos

Projeto de Carolina Mauro, Daniela Frugiuele e Filipe Troncon, sócios no escritório Suite Arquitetos (Evelyn Müller/CASA CLAUDIA)

6. Portas e janelas amplas

Quanto maiores são as portas e as janelas, mais ventilado será o ambiente. O que diminui a necessidade de ar-condicionado.

7. Persianas

O uso de persianas ajuda a reter o calor, diminuindo também o uso de ar-condicionado e, consequentemente, o gasto de energia.

Projeto feito a quatro mãos, assinado pela arquiteta paisagista Claudia Diamant e a arquiteta Carolina Rocco

Projeto feito a quatro mãos, assinado pela arquiteta paisagista Claudia Diamant e a arquiteta Carolina Rocco (Manu Oristanio/CASA CLAUDIA)

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.