Casa Created with Sketch.

6 dicas para mudar a casa sem quebra-quebra e de um jeito fácil

É possível renovar os ambientes com a ajuda de produtos específicos e pequenos truques de decoração

Passar tanto tempo em casa nos fez perceber detalhes do nosso morar que antes não incomodavam ou que passavam despercebidos. E isso fez muita gente ter vontade de mudar alguma coisa, seja apenas para dar um up na decoração ou para deixar o ambiente mais confortável.

Estamos vivendo o momento de cuidar e valorizar nosso cantinho, mas não é hora de fazer obra, já que estamos dentro de casa a maior parte do tempo. Pensando nisso, Duda Santos, arquiteta e influenciadora à frente do perfil Casa Casada, preparou 6 dicas para mudar sua casa sem quebra-quebra, de forma rápida, prática e sem fazer bagunça! Confira:

1. Piso vinílico

 (divulgação Tarkett/Casa.com.br)


Mudar o piso de um ambiente nunca foi tão fácil. O piso vinílico é o famoso piso sobre piso. “Como um adesivo, é literalmente colocado sobre o existente. Não é preciso quebrar absolutamente nada. E existem várias de opções de acabamento para o piso vinílico, como madeira, emborrachado ou com detalhes geométricos”. explica Duda.

Esse revestimento também é bastante prático: pode molhar, não estufa (como um laminado de madeira, por exemplo), é muito resistente e não faz barulho quando andamos de salto sobre um piso de madeira.

Mas, atenção: para o piso vinílico ficar perfeito, é preciso se certificar que o já existente está nivelado para que possa ficar bem reto. Mas, se esse for seu problema, é fácil de ajeitar: existem no mercado massas niveladoras e que ainda reparam as imperfeições dos rejuntes.

Um outro cuidado que precisa ser tomado é com as áreas externas porque o sol pode desbotar o pigmento que dá cor ao material.

 (divulgação Precon Engenharia/Casa.com.br)

2. Adesivos

Existem adesivos que imitam diversos materiais. como couro, madeira, tijolinho e até inox. “Eles podem ser colocados em um móvel antigo, que já está mais acabadinho, nas portas, nas portas de armários, nas paredes e até em eletrodomésticos, dando um up em peças antigas”, diz a arquiteta. Esses adesivos, além da função estética, protegem a marcenaria e são fáceis de limpar.

 (divulgação Stickdecor/Casa.com.br)

3. Boiserie

As boiseries são aquelas molduras colocadas na parede. Para renovar a decoração de forma rápida e prática, existem modelos de poliuretano que são vendidos em kits ou em metro linear (você corta do tamanho desejado). Elas são coladas na parede com cola específica e já tem até as pontas das barras cortadas em 45 º para facilitar a instalação.

 (Reprodução/Pinterest)

“A dica de ouro para instalação das boiseries é medir todo o local minuciosamente para que as peças sejam instaladas com o mesmo espaçamento entre si. Assim, o resultado final fica harmonioso e agradável aos olhos”, ensina Duda. 

Outra dica: as boiseries são interferências visuais na parede e, por isso, podem passar a sensação de achatamento do pé-direito. Por isso, se seu ambiente já tiver o pé-direito baixo, pode ser melhor repensar a ideia.

4. Painéis de madeira autocolante

“Existem painéis de madeira que são autocolantes, acredita? Isso mesmo. É só remover o adesivo, colar e está pronta sua parede! E existem peças para criar um tradicional painel de madeira com efeito ripado e outras com detalhes interessantes, como ondulações e diferentes diagramações”, revela Duda. Essas peças também funcionam como isolante acústico e térmico, características típicas da madeira. Também são ótimas soluções para criar uma cabeceira no quarto.

5. Paredes coloridas

O fato de ficarmos tanto tempo em casa fez muita gente enjoar das tradicionais paredes brancas e se arriscar em trazer um pouco de cor para dentro de seus lares. A tendência das paredes coloridas foi uma febre nas redes sociais e, quem adora temas de decoração, já deve ter visto no algum vídeo de faça você mesmo sobre isso.

Apostar em cores vibrantes, tons pastel ou pinturas com detalhes geométricos é uma ótima maneira de mudar o ambiente de um jeito rápido, prático e econômico, usando o poder das cores para trazer vida e energia para o ambiente.

 

 (divulgação Suvinil/Casa.com.br)

6. Aplicação de Texturas

Anota essa ideia se você quer trazer para sua casa uma textura que impacte. Os microsseixos são uma composição de resinas e granulados de pedras naturais. Quando misturados com os colantes especiais, podem ser aplicados de forma contínua em superfícies de pisos ou paredes

 (Lantai Revestimentos/Casa.com.br)

“Embora seja aconselhável fazer a aplicação com mão de obra especializada, resolvi incluir esse item na nossa lista porque é mesmo um material que traz uma grande mudança visual através de uma aplicação rápida, prática e sem quebra quebra. Acho uma super ideia para uma varanda gourmet, já que as pedrinhas passam esse mood de área externa. Ou ainda para detalhes de ambientes, como nichos específicos”, afirma Duda.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s