Casa Created with Sketch.

3 princípios da decoração para ambientes pequenos

Confira o que você deve ter mente ao comprar móveis e montar o layout do seu espaço compacto

 (Reprodução/Casa.com.br)

A internet está repleta de dicas para decorar pequenos espaços, mas nem sempre elas vêm acompanhadas de explicações que justifiquem as escolhas dos arquitetos. Confira aqui três princípios fundamentais que você deve considerar ao mobiliar espaços compactos. A partir deles, entenda em quais móveis investir e como criar a melhor disposição com eles.

Muitas funções e dinamismo

Um aspecto extremamente divertido dos ambientes compactos é a possibilidade de criar um mobiliário dinâmico. Com móveis multifuncionais, seus cômodos podem mudar completamente de cara e função ao longo do dia, dependendo de suas necessidades.

 (Reprodução/Casa.com.br)

Para salas pequenas, uma boa aposta é investir em uma mesa expansiva. Ela pode servir como um local para leitura ou para um café durante o dia e como uma boa mesa jantar em ocasiões especiais. O sofá-cama também é uma opção para a sala, caso você não tenha um quarto de visitas, mas seus amigos e suas tias gostem de passar a noite.

 (Reprodução/Casa.com.br)

Já para o quarto, as camas retráteis são perfeitas caso o seu seja estreito. Elas podem ser suspensas e “guardadas” o que libera todo o espaço do colchão para circulação. Alguns modelos podem até mesmo funcionar como aparadores!

Móveis como divisão

 (Reprodução/Casa.com.br)

Em uma área pequena, qualquer segmentação com paredes deixará o espaço parecendo ainda menor e apertado. Para marcar a divisão de uma sala desse tipo, use os próprios móveis!

 (Reprodução/Casa.com.br)

Um sofá serve muito bem para delimitar o estar do jantar, de forma simples, profissional e econômica. Uma estante de livros, e até uma pequena cortina, funcionam muito bem como divisores. Ou mesmo um tapete ou revestimento diferente pode marcar a separação dos cômodos.

Atenção à circulação

 (Reprodução/Casa.com.br)

Essa é uma dica fundamental para qualquer decorador. A circulação do ambiente deve ser fácil e não obstruída por nenhum móvel. Tente traçar linhas retas da porta de entrada até cada cômodo e entre eles. Nesses “caminhos” deve haver o mínimo de obstáculos, ou seja, nada de mesinhas ou aparadores grandes, já que esses serão os locais onde as pessoas mais irão passar.

 (Reprodução/Casa.com.br)

O fluxo de luz também é importante para manter sua casa arejada e iluminada. Verifique se seus móveis não estão bloqueando alguma entrada de ar ou janela.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s