Continua após publicidade

Tenha mais verde com um jardim no telhado

Reduzir ilhas de calor, promover isolamento acústico e até favorecer a biodiversidade – essas são algumas das vantagens oferecidas

Por Reportagem: Lara Muniz (texto)
Atualizado em 3 dez 2020, 16h46 - Publicado em 18 dez 2011, 20h07

aec295-88-jardim1

Casa embaixo e jardim em cima: é essa a ordem da moradia do empresário Daniel Antoniolli, de Porto Alegre. Quando decidiu investir na cobertura verde sobre sua garagem, ele queria apenas melhorar a vista da janela, mas os benefícios extrapolaram esse objetivo. “Dá para notar com facilidade a diferença de temperatura entre um espaço com telhado verde e outro sem”, detalha o morador, que convive com o jardim de 30 m? Há mais de dois anos. Como decidiu incluir a cobertura vegetal ainda na fase da construção, o empresário não precisou planejar nenhum reforço adicional. Mas saiba que a adaptação estrutural é o maior entrave para a adoção de jardins em coberturas já existentes – a não ser que a sobrecarga constante não ultrapasse 75 kg/m², limite de segurança que qualquer edificação suporta normalmente. “De qualquer forma, é fundamental prever a carga sobre a laje e preparar a estrutura para aguentar o peso extra, se houver”, orienta Ricardo Paschoal, diretor da Remaster, uma das marcas de sistemas prontos. O próximo passo é fazer uma boa impermeabilização na superfície, o que vai garantir o funcionamento do sistema escolhido e evitar as temidas infiltrações. “Parece contraditório, mas, quando protegida das intempéries pelo jardim, a impermeabilização chega a durar duas vezes mais”, revela o paisagista Benedito Abbud, de São Paulo. As vantagens continuam. “O telhado verde promove conforto térmico e acústico nos ambientes, minimiza ilhas de calor, retém poluição e reduz a velocidade com que a água da chuva chega à rede coletora, o que ajuda a combater enchentes”, enumera Marcos Casado, do Green Building Council Brasil. Nos sistemas mais elaborados, até a biodiversidade sai ganhando: árvores frutíferas atraem passarinhos e outros organismos, como insetos (se você se incomodar com isso, abra mão dos pés de fruta no jardim). Quanto à manutenção, ela deve ser feita como a de um canteiro normal. Mas para ver as flores… é preciso acostumar-se a olhar para cima.

Preços pesquisados em outubro de 2011. Não incluem a impermeabilização da laje e podem sofrer variação decorrente do frete.

Conheça diferentes métodos de montagem

Publicidade