Casa Created with Sketch.

Reforma em casa: como se preparar para obras em 2021

Antes de colocar a mão na massa é importante avaliar alguns pontos do planejamento da sua obra para não passar perrengue

O projeto de uma obra é uma das partes mais delicadas de todo o processo. Escolher os materiais, o profissional e pensar em cada detalhe, respeitando o orçamento, são algumas das dificuldades que podem ser encontradas durante o planejamento. Se você está esperando o ano virar para começar a sua reforma, nós podemos te ajudar. Separamos algumas dicas espertas logo abaixo!

Tenha bem claro o propósito da obra

Seja na remoção de uma parede para dar mais amplitude ao espaço ou substituir o boxe do banheiro por um modelo mais moderno, é importante ter os objetivos bem definidos, principalmente da solução que a reforma deve oferecer.

Definir o objetivo ajuda a focar a obra em uma direção e evitar que durante o processo gastos desnecessários sejam feitos.

Faça pesquisas para encontrar materiais de qualidade

Existe uma diversidade enorme de materiais no mercado para reformas de todos os tipos. Depois que tiver bem definido o objetivo do projeto, é hora de começar a pesquisar e listar os produtos que serão importantes para dar vida à sua obra.

 (Juliano Colodeti/Divulgação)

Faça uma pesquisa aprofundada de preço tendo as medidas que serão necessárias na ponta do lápis. Se for uma reforma muito ampla, considere inclusive contratar um arquiteto para ajudar!

Estabeleça um orçamento

O teto de gastos irá ajudar a ter uma obra mais consciente e forçar um planejamento mais elaborado em relação às etapas da reforma.

Para isso, é recomendado fazer um cronograma e inserir o gasto que você terá em cada uma das etapas.

Verifique (e priorize) danos estruturais

É importante analisar se existe a presença de mofo, infiltrações, rachaduras, azulejos quebrados ou pisos afundados para priorizar na obra.

Esse tipo de problema pode comprometer toda a qualidade da obra e ainda causar estragos à mobília.

Considere sair de casa durante a obra

Algumas reformas podem causar mau cheiro ao ambiente, espalhar poeiras ou mesmo comprometer diretamente a segurança física dos moradores. Por essa razão, é importante analisar se existe a possibilidade de ficar fora de casa enquanto a obra está acontecendo.

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.