Casa Created with Sketch.

Painéis de madeira Duratex reinventam cômodos do Janelas CASACOR SP

Muito versáteis e belos, os painéis de madeira Duratex contemplam as necessidades do momento e foram utilizados em nove projetos


Quem observa os projetos do Janelas CASACOR, edição São Paulo, logo percebe o quão diversos são os cenários que abraçam cada ambiente. Os revestimentos, tanto das paredes quanto do piso e mobiliário, são fundamentais para a construção da atmosfera de cada espaço, dos mais minimalistas até os mais rústicos. Por esse motivo, elas receberam atenção especial dos profissionais.

 (Salvador Cordaro/CASACOR)

Em  um momento de tantas incertezas, é perfeitamente normal que se busque no lar um tipo de refúgio, aconchegante e seguro. A madeira é um material chave nesse sentido, na medida em que ela aquece os espaços, transmitindo sensação de familiaridade e proteção. Muito versáteis, os painéis de madeira da Duratex foram, pois, a escolha de nada menos do que nove profissionais para seus projetos.

 (Salvador Cordaro/CASACOR)

Além da beleza, os revestimentos foram pensados para as necessidades do presente. Os produtos possuem a Protekto Plus, uma tecnologia pioneira de proteção contra vírus, incluindo os vírus envelopados, como o coronavírus. A Duratex é a primeira empresa a oferecer esse tipo de proteção no mercado brasileiro.

Cozinhas reinventadas com madeira

Tradicionalmente, a cozinha é associada à revestimentos mais frios, como azulejos. Os arquitetos Murilo Lomas e Gabriel de Lucca, porém, fugiram do convencional e envolveram o mobiliário de seus espaços com o painel padrões Riviera, da linha Cross, e Freijó Puro, da linha Essencial Wood, respectivamente.

Na Cozinha Canvas Deca, de Murilo Lomas, a madeira foi empregada para conseguir um estilo mais acolhedor que, segundo ele, reflete as mudanças na função do cômodo. “A cozinha já vinha se transformando, e agora esse movimento se acentuou. Hoje ela é destinada ao convívio, aos momentos que serão eternizados. Um lugar para ficarmos em paz” explica o arquiteto.

Com um estilo mais clean e enxuto, a Cucina Essenziale, de Gabriel de Lucca para o Desafio Janelas CASACOR, também reflete transformações. O espaço foi concebido para ser, além de local de refeições, um ambiente de descontaminação, algo imprescindível na atualidade. Os painéis de madeira ganham protagonismo na parede off-white e o clima acolhedor valoriza o processo de preparo dos alimentos.

Espaços de descompressão com toques essenciais

A Sala de Banho do Ceramista, de Marcelo Diniz e Mateus Finzetto para o Desafio Janelas CASACOR, possui uma narrativa própria. Seu ocupante é alguém que descobriu na arte da cerâmica uma forma de externalizar suas emoções, sentimentos e angústias, em meio ao mundo caótico do isolamento social. A Sala de Banho foi o local escolhido para abrigar este novo hobby e por isso ganha um status praticamente de estar, com peças decorativas e jardim.

Para a bancada de trabalho e o revestimento parte da parede lateral do contêiner, os profissionais escolheram o painel Bolonha, padrão unicolor da linha Conceito, que traz leves nuances de cor, com predominância da tonalidade terracota. A tonalidade dialoga com a cerâmica, foco de todo o ambiente e transmite a ideia de retorno à uma ancestralidade, próxima da terra e seus minerais essenciais.

Versatilidade da madeira em livings

A diversidade dos estilos dos projetos do Janelas CASACOR impressiona, e os revestimentos provam sua versatilidade ao se encaixarem nos espaços mais esteticamente diferentes. No Estúdio RM2, de Roberto Migotto e Rick Minelli, por exemplo, a aposta foi no visual forte de madeira natural do painel Inhotim, da linha Essencial Wood, para o teto e piso. Já no Solarium, Helô Marques traz a rusticidade do padrão Arenito para compor uma atmosfera pessoal e memorialística.

Do outro lado do espectro está o living Simplicidade, de Brunete Fraccaroli. Quem o observa de longe não espera encontrar painéis de madeira na assepsia do espaço experimental. Todavia, tanto teto quanto piso foram revestidos com uma combinação dos padrões da linha de alto brilho Cristallo – Branco Diamante e Opala -, junto do o padrão Noce Mare, da linha Essencial. Os painéis Opala também marcam presença na estante que funciona como jardim vertical.

 

Serviço Janelas CASACOR, edição São Paulo

Onde?
Em vários pontos da cidade de São Paulo, confira os locais aqui.

Visite todos os ambientes com o Tour 3D no site janelascasacor.com.br

Quando?
De novembro a dezembro de 2020

Quanto?
Gratuito

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.