Casa Created with Sketch.

Mosaico de pastilhas na parede: aprenda a fazer

Aprenda a reproduzir em casa a parede do banheiro publicado na edição de abril de MINHA CASA. Ensinamos o passo a passo

01-mosaico-de-pastilhas-aprenda-a-fazer-igual

 (/)

Uma parede cheia desses quadradinhos dispostos de modo convencional já encanta. Porém, o versátil revestimento também permite a criação de desenhos variadíssimos, que podem dar ainda mais vida ao ambiente! Para isso, basta usar a criatividade e explorar cores e formatos. Nosso esquema, por exemplo, é formado de dois padrões que, para simplificar, chamaremos de A e B. Acompanhe os passos a seguir e saiba como reproduzi-lo.

02-mosaico-de-pastilhas-aprenda-a-fazer-igual

 (/)

As pastilhas usadas aqui têm 5 x 5 cm e vêm em placas teladas, de 30 x 30 cm – ou seja, seis fileiras com seis unidades cada, totalizando 36 por placa. O padrão A consiste em linhas horizontais intercaladas: com o estilete, faça um corte na largura de uma placa verde para obter uma fileira de seis pecinhas. Repita a operação em uma branca e vá alternando as cores até formar um novo quadrado do mesmo tamanho do original.

03-mosaico-de-pastilhas-aprenda-a-fazer-igual

 (/)

O padrão B é formado de figuras em formato de L invertido. Recorte a primeira em uma placa verde – a base deve ter seis pastilhas e a perna vertical, cinco. Faça o mesmo em uma placa branca, mas, desta vez, o L deve ter cinco pastilhas na base e quatro na perna vertical. Repita a operação, sempre alternando cores e diminuindo uma peça na base e na perna. Para fazer outra versão, inicie com L branco seguido por um verde, e assim sucessivamente.

 

Girar e encaixar

04-mosaico-de-pastilhas-aprenda-a-fazer-igual

 (/)

A partir daí, há uma infinidade de combinações possíveis. O conjunto da esquerda (1), por exemplo, é formado por três peças no padrão A e uma no B. Já o arranjo da direita (2) leva três peças que seguem o modelo B e apenas uma seguindo o A. Para explorar as diversas possibilidades de grafismos, o segredo é girar as placas – de ponta-cabeça ou apenas 90 º – e brincar com os diferentes desenhos que se formam. Também dá para montar composições de pares variados, como os exemplificados pelas ilustrações menores.

05-mosaico-de-pastilhas-aprenda-a-fazer-igual

 (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s