Casa Created with Sketch.

Entrevista com o arquiteto francês Denis Valode

Arquiteto francês esteve na Expo Revestir e falou com exclusividade à A&C sobre o habitar no futuro

01-entrevista-com-o-arquiteto-frances-denis-valode

 (/)

Como equilibrar preocupações estéticas e sustentáveis na arquitetura contemporânea?

Com ideias inventivas, adaptáveis, agradáveis, recicláveis. Fazer arquitetura de forma ecológica é, antes de tudo, privilegiar sua adaptação ao meio ambiente. A questão da economia de energia é fundamental, mas apenas parte da equação. Infinitas variáveis entram no contexto: clima, paisagem, vegetação, urbanismo, geologia, cultura, sociedade, história…

O que está mudando?

No passado, os homens viviam espontaneamente perto da natureza. Nossa civilização urbana promoveu um mundo artificial, distante do natural, e que se opõe a ele, gerando as mudanças climáticas, a destruição da biodiversidade, o esgotamento dos recursos. Houve também uma inversão de escala. Tudo hoje é planetário.

Qual é a saída?

As pessoas têm nostalgia de experimentar a realidade numa dimensão mais próxima, menos tecnológica, mesmo com todo o progresso científico. É necessário, portanto, inventar um mundo global e local ao mesmo tempo. E a arquitetura, hoje, tem papel essencial, ajudando-nos a reencontrar esse valores atemporais.

Como serão as cidades do futuro?

A solução pode estar no desenvolvimentode espaços mistos verticais, com terraços verdes e solários que envolvam os sentidos com luz, cores e materiais.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.