Enfrente a chuva com pisos drenantes: 10 modelos para áreas externas

Porosos, os pisos drenantes servem de reservatório de água da chuva e ajudam a evitar enchentes. Veja dez modelos, com preços.

Por Reportagem: Eliana Medina, Fernanda de Castro Lima (visual) e Lara Muniz (texto) Atualizado em 19 jan 2017, 13h27 - Publicado em 8 fev 2012, 20h02

Ao absorver a água da chuva e mantê-la por um tempo em sua base-reservatório, esses pavimentos reduzem a velocidade com que ela escoa para as galerias subterrâneas e minimizam as enchentes. E os fabricantes têm investido em design, o que contribui para embelezar calçadas e jardins. Vale lembrar, no entanto, que a permeabilidade desses pisos está ligada ao berço sobre o qual eles são assentados. De nada adianta instalá-los sobre um contrapiso de concreto. O correto é cobrir o solo com uma camada de brita grossa, outra de brita fina e um banco de areia, e só então dispor o revestimento. “A colocação desencontrada protege as quinas e aumenta a vida útil das peças”, orienta o paisagista Benedito Abbud, pioneiro no uso dos pisos permeáveis no Brasil.

 

Publicidade