Drones constroem ponte que suporta humanos

Com extensão de 7,4 metros, a ponte precisou de 120 m. Os carreteis permitiram que fosse possível oferecer estabilidade para um atravessador.

Por Lucas Agrela, de EXAME.com Atualizado em 14 dez 2016, 11h54 - Publicado em 13 nov 2015, 23h19
exame-title size_810_16_9_drone-institute-for-dynamic-systems-and-control

Dois drones foram capazes de construir uma ponte de cordas de maneira praticamente autônoma. Equipados com carreteis motorizados, os aparelhos foram programados para realizar essa tarefa por pesquisadores do Institute For Dynamic Systems and Control, da Suécia – um dos países mais inovadores do mundo.

Com extensão de 7,4 metros, a ponte precisou de 120 metros de corda. Os carreteis permitiram aos controles um controle da tensão das cordas, para que fosse possível oferecer estabilidade para um atravessador.

Mas o ambiente em que os drones trabalharam para construir a ponte também era cheio de tecnologia. A sala é equipada com sensores de movimento de alta precisão e redes sem fio que enviam dados para programas que geram instruções para os aparelhos voadores. O local é chamado de Flying Machine Arena, um espaço voltado para voos autônomos de drones de pequeno porte.

A localização do andaime é medida manualmente antes de iniciar a construção. A estrutura primária e a consolidação, em seguida, podem ser realizadas sem intervenção humana”, escreve Federico Augugliaro, um dos pesquisadores responsáveis pelo experimento.

O vídeo demonstrativo publicado no YouTube também mostra, no final, pessoas andando sobre a ponte contruída pelos drones. Confira a seguir.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=CCDIuZUfETc%5D

 

Continua após a publicidade

Publicidade