Continua após publicidade

Conheça o Drywall – a parede de gesso fácil de instalar

A revista Arquitetura & Construção de novembro de 2012 trouxe um encarte sobre a tecnologia do Drywall. Leia as reportagens aqui no Casa.com.br

Por Da redação
Atualizado em 20 dez 2016, 18h43 - Publicado em 5 dez 2012, 19h48
1-drywall-quarto-prateleira

Totalmente industrializado, o sistema drywall permite compor paredes e forros de ambientes internos, de forma rápida, com pouca sujeira e desperdício. Por isso conquista, a cada ano, mais adeptos no Brasil.

O drywall (do inglês, parede seca) é composto de placas com miolo de gesso envolto em papel-cartão, fixadas em estrutura de aço. O sistema, que chega praticamente pronto para instalar na obra, é a principal forma de construir há décadas na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Fabricantes de Chapas para Drywall (Associação Drywall), 39 milhões de m2 de placas de drywall foram consumidas em 2011. E o primeiro semestre de 2012 registra mais 10% de aumento em relação ao mesmo período do ano anterior.

Construtoras ganham tempo

Continua após a publicidade

A Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016 movimentam o setor no país, que vê no sistema uma solução eficaz para vencer os prazos curtos para reformas de estádios e a construção de hotéis e shoppings. Mas não é de hoje que as grandes empresas descobriram suas facilidades e adotam o drywall na composição de paredes internas e forros, computando economia de 6% no custo das obras de edifícios comerciais e residenciais por causa de seus benefícios.

• Sustentabilidade – Todos os componentes são recicláveis, e a matéria-prima do gesso (mineral gipsita) não gera resíduo tóxico. Além disso, um dos fabricantes, a Placo do Brasil, dispõe de unidade de reciclagem, reaproveitando o gesso na produção de novas placas de drywall e nas indústrias de cimento (o ingrediente atua como retardante na secagem do cimento) e agrícola (funciona como corretivo de acidez do solo).

• Economia de água – Ao contrário do que acontece na alvenaria, a água não é necessária para erguer as paredes.

Continua após a publicidade

• Redução no transporte – Por ser mais leve, o que ajuda a não gerar mais poluição vinda da circulação de caminhões.

• Baixo desperdício – 5% contra até 30% nos métodos tradicionais.

• Montagem rápida – Dois profissionais instalam 30 m² de drywall em um dia – mais 24 horas para que as juntas sequem totalmente e possam receber acabamento. Na alvenaria se gasta cerca de uma semana.

Continua após a publicidade

• Método seguro – O sistema construtivo é embasado pela norma técnica (ABNT, NBR 15758) e pela de Desempenho de Edificações (ABNT, NBR 15575). O drywall permite composições que se encaixam em todos os níveis dessa norma.

Publicidade