Casa Created with Sketch.

Como instalar e manter um ofurô no banheiro

Há modelos com hidromassagem e aquecimento de água e esses pedem instalação elétrica por perto. Conheça esse e outros detalhes sobre instalação dos ofurôs

Poucas coisas relaxam tanto quanto um bom banho. Os orientais já sabiam disso quando, por volta do século 9, criaram o ofurô, tina de madeira de 70 a 110 cm de profundidade para banhos de imersão a até 40 °C. Adepta da prática, a arquiteta Alice Martins, de São Paulo, colocou um em seu banheiro, diante da janela voltada para o jardim. “Como os modelos são feitos sob medida, pude escolher um de formato retangular. Embora pouco convencional, esse era o desenho mais adequado ao ambiente”, detalha. O ponto de instalação deve ser bem avaliado. Varandas de apartamentos, por exemplo, nem sempre suportam a carga de uma peça cheia. Nesse caso, é essencial checar essa informação com a construtora, já que a tina cheia, para uma pessoa, pode pesar 300 kg.

aec299_ofuro_110_01

 (/)

 

Fique de olho nos detalhes

 

• As tinas de madeira precisam estar sempre cheias para que o material não se contraia depois de seco, crie espaços entre as tábuas e vaze nos próximos usos.

• Há modelos feitos de geocoat (base acrílica revestida de fibrorresina), mais simples de manter. Com o tempo eles ficam opacos, mas basta polir para que o brilho volte.

• Invista num equipamento com controle de temperatura. “Encontrar o ponto certo da água é a parte mais difícil. Sem o dispositivo, gasta-se mais tempo temperando a água do que aproveitando o ofurô”, diz marcos motta, do Kan Tui. Uma tina de madeira perde entre 0,5 e 1,5 °C de temperatura por hora, enquanto os modelos de geocoat perdem cerca de 3 °C.

• Em ambientes internos, lembre-se de prever um ponto de escoamento próximo ao ofurô para dar vazão à água que transbordar e evitar empoçamentos.

aec299_ofuro_110_02

 (/)

 

A água vai ser reutilizada?

 

Conte com um arquiteto para verificar se o local escolhido comporta o ofurô e se as instalações hidráulicas são adequadas. Ele também pode opinar sobre formatos e tamanhos, já que a variedade muitas vezes dificulta a escolha. Mas, basicamente, os modelos redondos ocupam mais espaço que os retangulares. Sempre é possível reusar a água, como fez a arquiteta Alice Martins, mas para quem cogita um ofurô coletivo a melhor pedida para evitar o desperdício é a filtragem por ozônio, item opcional. “A água passa por dentro do aparelho e volta purificada”, observa Rodrigo Borges, diretor da Riolax. Quanto à manutenção, as peças de geocoat são limpas com água e sabão neutro. Já as de madeira pedem escova macia, detergente e um bactericida leve (como o Lysoform). Por fim, uma ideia de custo: um modelo individual de madeira (100 x 70 x 75 cm) com controle de temperatura custa cerca de R$ 1 900. Já um de geocoat vale R$ 2 700. Algumas empresas atendem o Brasil todo, com entrega e instalação.

aec299_ofuro_110_03

 (/)

 

Onde encontrar

 

Belo Horizonte • Banheira Spa – tel. (31) 3284-3131, http://www.banheiraspa.com.br.

Brasília • Hidrolife – tel. (61) 3397-6935, http://www.hidrolifedf.com.br.

Rio de Janeiro • Aquafresh – tel. (21) 2260-5444, http://www.aquafreshrio.com.br. • Banhart – tel. (21) 2108-8276, http://www.banhart.com.br.

São José do Rio Preto • Riolax – tel. (17) 3266-9300, http://www.riolax.com.br.

São Paulo • Central Espaço – tel. (11) 2631-8311, http://www.centralespaco.com.br. • Kan Tui – tel. (11) 5505-4433, http://www.banheiraofuro.com.br.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s