Casa Created with Sketch.

Canal de construção do YouTube deseja capacitar jovens gratuitamente

Segundo maior influencer da área no YouTube, o arquiteto Josias Rodrigues deseja transmitir conhecimento e motivar os profissionais através da rede

Vivemos a era digital: uma realidade em que as distâncias diminuíram e as fronteiras se apagaram; blogueiros são cultuados e o smartphone é o nosso melhor amigo. O que vem dele, seja entretenimento ou informação útil, é consumido intensamente pelo público – que tem às mãos, de forma cada vez mais acessível, tudo o que se precisa.

Mas se engana quem pensa que esse universo trata apenas de moda, de beleza e de coaching: os interesses, na verdade, são bem vastos e há influenciadores de sucesso em diversos segmentos. É o caso do arquiteto, urbanista e influencer Josias Rodrigues.

A construção dessa casa tem todos os detalhes do passo a passo no canal JR Construção.

A construção dessa casa tem todos os detalhes do passo a passo no canal JR Construção. (Reprodução/Instagram)

Voltado totalmente à área de construção civil, o canal de Josias no YouTube dá diversas dicas teóricas e práticas de técnicas construtivas, muitas no estilo “faça você mesmo“.

O JR Construção, como é chamado, tem mais de 740 mil inscritos. Entre os seguidores e fãs estão pedreiros, encanadores, eletricistas, pintores e outros pequenos empreendedores da área, além de leigos que buscam conhecimento para discutir melhor as obras e reparos com os profissionais que contratam.

Quando começou o projeto despretensiosamente em 2016, Josias não imaginava que teria um alcance tão grande. “A ideia era postar esses vídeos para ter como arquivos no YouTube e, quando uma pessoa precisasse do assunto, ela iria ser ajudada com aquela informação”, diz o youtuber.

Além disso, ele buscava divulgar o seu trabalho como pedreiro. “Nunca imaginei que o crescimento seria tão rápido assim sem pagar ou impulsionar, pois é tudo mesmo na raça”, conta ele.

Através do JR Construção, Josias pretendia, também, transmitir conhecimento, trazer novidades, motivar e, consequentemente, contribuir para melhor desempenho dos profissionais interessados. 

“Como eu tive a oportunidade de adquirir formação técnica e muitos trabalhadores dessa área não tem, eu posso, por meio do canal, explicar todos os detalhes técnicos na prática, em vídeos tutoriais”, explica ele. “É muito gratificante quando um seguidor me diz que conseguiu melhorar seu desempenho profissional, que isso o diferenciou e lhe garantiu mais trabalhos”, diz.

Para muitos, acaba sendo difícil conciliar a profissão ao hobby inspirador de influencer. Mas, para Josias, isso é diferente: “não é difícil quando se faz o que gosta. Aqui, unindo o útil e o agradável com o conhecimento acadêmico e empírico, posso influenciar outros profissionais a aspirar algo mais pra eles e para as suas profissões”, conta ele.

Sem elaborar roteiros e com as pautas surgindo no dia a dia, seus vídeos são espontâneos e verdadeiros. Quando o profissional percebe que aquilo pode ajudar outra pessoa, já grava uma nova publicação e passa para frente.

“Mesmo tendo mais de 1600 vídeos, não vejo esgotados os assuntos, pois a construção é um processo em evolução: sempre vão surgir novas tecnologias, métodos ou uma ferramenta nova. A construção é uma fonte inesgotável”, defende Josias.

Sendo hoje o segundo maior canal de construção do YouTube, o JR Construção tem como desafio atual ultrapassar a marca de 1 milhão de seguidores, motivar os profissionais a se valorizarem mais e ser o canal mais influente na construção civil.

Legal, não é? Se você tem alguma dúvida sobre construção ou simplesmente quer entender mais sobre o assunto, agora sabe exatamente onde procurar. E, por falar em canal do YouTube, por que não aproveita e dá uma olhadinha no do Casa.com.br? Lá, você encontra tudo sobre o segmento de decoração e arquitetura, incluindo entrevistas, programas ao vivo, lançamento de produtos e cobertura de feiras nacionais e internacionais, além de vídeos de Faça Você Mesmo e dicas para o morar. Confira!

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s